Qual a melhor maneira de educar os filhos?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

10 princípios para educar seu filho com carinho

  1. Ame incondicionalmente. ...
  2. Conheça os princípios do comportamento. ...
  3. Conheça o desenvolvimento de uma criança. ...
  4. Busque o autoconhecimento. ...
  5. Tenha uma comunicação positiva. ...
  6. Envolva-se na vida dos seus filhos. ...
  7. Use consequências positivas: reforce, elogie, valorize. ...
  8. Apresente regras.

De fato, é muito difícil educar nossos filhos, porque muitos de nós tivemos poucas oportunidades de olhar para as nossas habilidades parentais de forma consciente e conhecemos muito pouco sobre o desenvolvimento infantil.

Dizer ao seu filho eu te amo”
Dizer “eu te amo” são palavras que devem sair de sua boca para os seus filhos todos os dias de sua vida. As crianças não devem ter sequer um dia sem ouvir essas palavras. Quando você diz a seus filhos que os ama eles se sentem seguros e isso os ajuda a sentirem-se forte internamente.

"Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma" (Provérbios 29.17). Filhos, escutemos as recomendações sábias: . "Quem acolhe a disciplina mostra o caminho da vida, mas quem ignora a repreensão desencaminha outros (Provérbios 10.17).

5 dicas de como lidar com a desobediência: como educar filhos desobedientes

  1. 1 Entenda a raiz do problema.
  2. 2 Conecte-se com eles.
  3. 3 Incentive o comportamento positivo.
  4. 4 Faça combinados.
  5. 5 Procure ajuda psicológica.

O que está por trás da associação de que os filhos são mais apegados a mães e as filhas são mais apegadas aos pais são as fases de desenvolvimento comportamental da criança. No começo, todo bebê se identifica com a mãe, independentemente do sexo, por ser o primeiro vínculo de amor na vida dele.

Superproteção: a criança fica sempre contando que os pais vão resolver os problemas delas, tirando sua pró-atividade; Falta de interação com outras pessoas: quando a criança desde sempre possui pouco contato com outras crianças e até mesmo adultos, não estando acostumada a interagir com essas pessoas.

Quais são os atuais desafios da educação infantil?

  • Falta de formação continuada de professores. ...
  • Diálogo enfraquecido entre a escola e a família. ...
  • Dificuldade em alinhar tecnologias e ensino tradicional. ...
  • Implementação de estratégias para manter a atenção das crianças.

Ele precisa que você esteja presente
Mas não se esqueça do principal: seu filho precisa que você esteja presente em sua educação, em sua vida social, em todas as áreas de sua vida. Algumas áreas não são destinadas apenas para mães ou amigos. Sua presença em todas as áreas lhe dará o apoio que ele precisa.

Boa noite, filho! Espero que sua noite seja restauradora e que amanhã você conquiste seus sonhos. Sempre oro pela sua vida antes de dormir, filho.

Mais do que falar “faça a lição de casa”, é fundamental acompanhar as atividades escolares, fazer perguntas e demonstrar interesse pelo que a criança está aprendendo. Não é obrigação dos pais saber como ensinar algum conteúdo, mas sim motivar os filhos a serem curiosos, terem interesse pela escola e superarem desafios.

A mãe suficientemente boa é aquela que frustra o filho ao mostrar que ele não terá seus desejos atendidos imediatamente, mas que também mostra que existe um tempo de espera e um limite e que ele não é sua extensão. Fazendo isso com a criança ainda pequena, a mãe está ajudando a se tornar uma pessoa resiliente.

O pai que não castiga o seu filho quando é preciso mostra que não tem amor por ele. Um pai que ama o seu filho, desde cedo o disciplina.

Os filhos são espertíssimos em detectar inconsistências e rejeitar a hipocrisia”. Jesus Cristo sabia da ineficiência da mera retórica; por isso, ao lavar os pés de seus discípulos, disse: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz” (João 13.15, NVI).

Quem se nega a disciplinar e repreender seu filho não o ama; quem o ama de fato não hesita em corrigi-lo.

Quando você quiser que seu filho pare de fazer algo, ofereça maneiras alternativas de expressar seus sentimentos. Ele precisa aprender que, embora suas emoções e impulsos sejam aceitáveis, certas maneiras de expressá-las não são. Além disso, incentive seu filho a pensar em suas próprias opções.

Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.

Veja algumas delas:

  1. Converse com a criança de forma calma. ...
  2. Ouça com atenção: entenda o motivo da birra. ...
  3. Relembre as regras de forma clara. ...
  4. Não retroceda nos combinados com a criança. ...
  5. Não desista, a construção dos limites demanda tempo.

Os filhos rebeldes são crianças que nunca estão satisfeitas com nada, dão chilique e não têm medo de qualquer tipo de castigo, sendo capaz de acabar com a paciência de qualquer adulto. No entanto, como tudo na vida, apesar desses pontos negativos, a rebeldia tem uma grande vantagem.