Qual a melhor madeira para tábua de corte?

Perguntado por: aleiria . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Madeiras boas para fabricar tábuas de corte

  • Roxinho.
  • Muirapiranga.
  • Jatobá
  • Pequiarana.
  • Aroeira.
  • Angico.
  • Muiracatiara.
  • Garapeira.

Do ponto de vista higiênico, a tábua de corte de vidro é a mais recomendada, já que não permite ranhuras e descarta qualquer chance de contaminação cruzada. Além disso, ela é mais fácil de lavar e não retém cheiro.

eucalipto

Existem vários tipos de carvão, mas dê preferência aos de eucalipto, uma vez que eles têm boa resistência, durabilidade, queimam uniformemente e retêm mais calor.

As madeiras nobres são mais pesadas, densas e apresentam alta resistência ao ataque de fungos e insetos por terem mecanismo de defesa que inibe o ataque desses organismos.

Conforme determina a RDC 216/2004, as superfícies dos utensílios utilizados no preparo dos alimentos devem ser lisas, impermeáveis, laváveis e estar isentas de rugosidades, frestas e outras imperfeições que possam comprometer a higienização dos mesmos e serem fontes de contaminação dos alimentos.

Dicas para escolher Tábua de Pinus
Uma boa madeira deve ser durável o suficiente para resistir à ação do tempo e aplicação destinada. Cada variedade de madeira possui sua propriedade natural e durabilidade característica, por isso esteja atento a este quesito.

Quanto mais macia a tábua, menor será o impacto no corte da faca, e neste quesito a tábua de madeira é campeã. A segunda melhor é a tábua de plástico, que além de macia é muito prática. Evite tábuas de materiais duros, como vidro, cerâmica ou mármore.

Tábua cor Branca: Pães e laticínios. Tábua cor Marrom: Carnes e alimentos cozidos. Tábua cor Verde: Frutas e verduras.

Desinfete após o uso. Para aqueles que cortam carne com sua placa de bambu, é muito importante desinfetar sua placa após cada uso. Para fazer isso, dissolva um vinagre em cinco partes de água e use uma esponja para esfregar a tábua de corte. Em seguida, enxague e seque.

As estruturas das caixarias são comumente construídas em tábuas de madeiras em pinho ou pinus. Estes materiais possuem alto custo benefício para este tipo de usabilidade, pois são utilizados como uma espécie de molde para o concreto, que dará origem às vigas e colunas em uma edificação.

Tábua de bambu
Ela tem ação bactericida natural e suas fibras não apresentam poros, o que impede aquele grande acúmulo de resíduos de comida. Além disso, suas bordas mais fundas impedem que os sucos da carne escorram.

Tábua para churrasco clássica. Ideal para apreciadores de churrascos mais sofisticados.

Por isso, quando a sua tábua estiver com aparência desgastada, passe óleo mineral com pano que não solte fiapos ou com luvas descartáveis em direção às veias da madeira. O mais recomendado é fazer essa hidratação uma vez ao mês, o que evita também rachaduras na tábua de corte. Retire o excesso com papel toalha.

Evite as lenhas de árvores resinosas como o pinheiro, elas liberam fumaça que tornam a comida amarga", completa.

Na verdade, a maneira mais tradicional que existe é realmente usar madeira bruta para assar a comida. Pergunte a qualquer neandertal por aí. Além do que, muitos advogam que madeira bruta influencia no cheiro da comida, devido às notas aromáticas que vem da lenha ao ser queimada.

Qual a melhor madeira para móveis? Duas opções fáceis de encontrar, resistentes e com bom preço, são o cedro e o pinus. Praticamente qualquer tipo de móvel pode ser feito com o cedro. Fácil de lixar e fazer acabamentos, leve, versátil, é resistente à umidade, além de ter um ótimo custo-benefício.

1 – Buloke Australiano : Uma árvore de pau-ferro que é nativa da Austrália, esta madeira vem de uma espécie de árvore está presente na maior parte do leste e sul da Austrália. Conhecida como a madeira mais dura do mundo, esse tipo específico tem uma dureza Janka de 2.295 Kg.

Entre as madeiras nobres brasileiras, existe uma que se destaca pela sua raridade e valor elevado: a jacarandá-da-bahia. Essa madeira nobre é originária da Mata Atlântica e é muito procurada por sua beleza e qualidade, com uma coloração que varia do marrom-avermelhado ao roxo escuro.

Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.

“Uma tábua de madeira, por exemplo, vai apresentar mofo em poucos dias nessas condições”. De qualquer forma, prefira sempre tábuas feitas de plástico. Não é à toa que em ambientes profissionais, como cozinhas industriais e restaurantes, a lei proíbe o uso de utensílios feitos de madeira, salvo poucas exceções.

Par selar a tábua, você vai precisar de óleo de cozinha e papel toalha. Despeje uma quantidade generosa de óleo em cima da madeira e, com a ajuda do papel toalha, espalhe bem o líquido por toda a superfície da tábua, dos dois lados. Deixe secar por 24 horas.