Qual a melhor luz para neblina?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O ideal é utilizar o farol baixo, pois o facho de luz dele chega mais rapidamente no asfalto e sofre, portanto, menos interferência da própria neblina, iluminando melhor o trecho à frente. Se o carro tiver faróis de neblina, tanto melhor, é hora de acioná-los, e também o traseiro.

No final, é muito simples: escolha o farol de milha se estiver em uma pista ou rodovia bastante escura, sem iluminação. Por outro lado, se estiver em um local onde a visibilidade está prejudicada, devido à presença de neblina, névoa ou fumaça, utilize o farol de neblina.

Como a resolução citada determina que as luzes de neblina só devem ser ligadas em condições adversas de visibilidade, seu uso fora desse situação pode ser considerado infração.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), somente as lâmpadas halógenas estão permitidas.

As lâmpadas mais comumente encontradas no mercado são as de xênon, halógenas e cool blue.

Uma das orientações ao enfrentar essa condição, além de redobrar a atenção, é reduzir a velocidade e usar apenas o farol auxiliar de neblina. Como esse não é um item obrigatório, caso o veículo não venha equipado com este acessório, é indicado manter aceso apenas o farol baixo.

Farol alto
Ele vai iluminar um trecho maior à frente do veículo, se comparado ao farol baixo. O seu facho é um pouco mais elevado e também mais potente.

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

Com corpo de alumínio ultraresistente a impactos. Farol Milha LED Redondo 28W é utilizado em iluminação industrial, veículos off-road, veículos oficiais (polícia, bombeiros, ambulâncias, salvamento), projetos automotivos tuning, naval, sinalização e muito mais.

Dirigindo Sob Neblina

  1. Reduza sua velocidade e aumente a distância de frenagem para que possa ter mais tempo para reagir;
  2. O nevoeiro pode ficar mais denso inesperadamente. ...
  3. Use faróis de neblina ou baixo, mas não farol alto;
  4. Preste muita atenção ao seu redor, evite distrações dentro do carro.

Os faróis de milha possuem um facho estreito e potente, que iluminam uma distância maior que o farol alto – e, da mesma forma, só podem ser usados em estradas sem iluminação e devem ser desligados se houver veículos à frente ou vindo em sentido contrário.

Luz de neblina: luz do veículo destinada a aumentar a iluminação da via em caso de neblina, chuva forte ou nuvens de pó. Luz de posição (lanterna): luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.

A lanterna de neblina traseira é utilizada com o intuito de ajudar em condições adversas (chuvas e neblinas), por isso sua intensidade é similar às da luz de freio. Isso significa que ela não pode (nem deve) permanecer ligada sem que tais condições climáticas estejam presentes.

Nunca, em hipótese alguma, deve-se ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento dentro da neblina – isso pode confundir outros motoristas e causar acidentes”, alerta a entidade.