Qual a melhor luz para colocar no quarto?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

De forma geral, a luz fria proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. A luz quente, por sua vez, por ter um toque puxado para o dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos.

azul

Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso.

Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.

Basta fazer a seguinte conta: Largura do cômodo x Comprimento do cômodo x 3,2 = a quantidade de watts que uma lâmpada de LED deve ter para uma iluminação de quarto apropriada.

Especialistas do sono dão o veredito: as luzes em tonalidade vermelha são capazes de inspirar conforto. O motivo está relacionado às produções bioquímicas de serotonina, o hormônio que regula o sono e o controle das funções do corpo humano.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

A cor da luz é essencial para o conforto no ambiente
A luz amarelada, por sua vez, é uma excelente opção, uma vez que confere maior sensação de conforto ao quarto, por ter uma tonalidade mais amena.

Nos quartos, uma iluminação que crie um ambiente de relaxamento é fundamental. A luz indireta contribui para isso, por isso, uma dica é deixar as lâmpadas de LED em cantos estratégicos: embutidas nos móveis, atrás do espelho, ou no contorno de algum quadro na parede, por exemplo.

As luzes recomendadas para o quarto de casal são: luz geral direta (de cima para baixo), luz geral indireta (usando o teto, como na sanca de gesso, ou parede como rebatedor), luz geral difusa (quando o corpo da luminária é feito de material que difunde a luz), luz de destaque para quadros para quarto de casal, por ...

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

Portanto, a luz, até mesmo a artificial, pode confundir o cérebro e desregular o relógio biológico do ser humano. Seja a luz natural ou a luz artificial, dormir com a luz acesa pode ser prejudicial.

Em um estudo publicado na revista BMC Neuroscience, Mariana e sua equipe demonstraram que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite do que luzes azuladas.

Quando usar luz branca
Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha e banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira. Ela também funciona muito bem para escritórios e consultórios.

Com certeza ao se falar sobre lâmpadas prejudiciais à saúde, a lâmpada de LED é a mais citada, porém a LED em si não é o problema.

Vale ressaltar que o verde-claro acalma e isso contribui para o sono do bebê”, aconselha.

Luz branca ou luz amarela: quando usar cada uma
São as sensações que são diferentes, portanto, a luz amarela não é menos eficaz que a branca. Outra coisa que sempre gera debates, mas que não faz sentido na prática, é que a luz amarela consome mais energia.