Qual a melhor luz para banheiro branca ou amarela?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente.

Ilumine dentro do box do banheiro
Por exemplo, você pode usar uma lâmpada fria no centro, atendendo a funcionalidade mais simples de iluminar o banho, e lâmpadas quentes ao redor, criando uma atmosfera de relaxamento. Os spots são uma das principais formas de iluminar dentro do box.

Outras dicas para iluminação de espelho de banheiro
O ideal é que seja entre 3000k, que é amarela, e 4000k, que é o branco neutro.

Branco quente: Bastante versáteis, são mais indicadas para quartos, salas de estar e de jantar. Branco neutro (suave): Podem ser utilizadas em vários ambientes. As principais recomendações são corredores, salas de jogos, garagens, escritórios domésticos, banheiros e cozinhas.

A especialista explicou que, sim, é possível ter luz branco e luz amarela em uma mesma casa, mas que não é recomendado utilizar duas temperaturas de cores diferentes em um mesmo ambiente.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Intuitivamente pensamos que cores mais escuras são menos agressivas aos olhos e, por emitirem menos luz, economizam bateria. Embora correta, essa afirmação não se aplica a todos os casos. Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade.

As cores amarelas são apropriadas em quartos e salas, trazendo a sensação de aconchego.

Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

O mais comum na hora de decorar o banheiro é manter os tons neutros, como branco e bege. Porém, isso está longe de ser uma regra. É possível escolher várias outras cores para banheiro de acordo com o estilo decorativo que preferir e, de quebra, deixar o espaço com muito mais personalidade.

Por esse motivo, as cores predominantemente comuns em banheiros são os tons neutros, como branco e bege. Eles, além de tornarem o ambiente mais sofisticado e relaxante, dão a sensação de limpeza e, em alguns casos, amplitude.

Mais do que estético, o revestimento da área do box do banheiro deve estar alinhado com o uso dos moradores e o estilo do ambiente

  1. Porcelanato. Para quem prefere padrões mais tradicionais, o porcelanato é uma escolha certeira. ...
  2. Pastilhas. ...
  3. Cerâmicas. ...
  4. Revestimento 3D. ...
  5. Hexagonal. ...
  6. Cimento queimado. ...
  7. Pedra. ...
  8. Madeira.