Qual a melhor luz para acordar?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 2 votos

Dessa forma, o azul ajuda a despertar, sendo ideal para usar de manhã. Por isso os médicos não recomendam usar computadores e celulares com luzes azuladas antes de dormir, já que elas estimulam o cérebro.

A quantidade de luz influencia a produção de melatonina, hormônio responsável por avisar ao cérebro quando é hora de dormir. Algumas cores de luzes são calmantes e, por isso, auxiliam o corpo a relaxar e dormir melhor. São elas: azul, vermelho e branca.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Cromoterapia com lâmpadas
Dessa forma, o azul ajuda a despertar, sendo ideal para usar de manhã.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Verde – é a cor da cura. Um tom calmante que traz equilíbrio e bem-estar. Tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa e energiza o corpo e a alma. Roseli indica também para quem precisa cicatrizar alguma ferida ou acnes.

Uma luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

Cor de tinta para quarto: 7 opções relaxantes

  1. Branco. Além de transmitir a sensação de limpeza, o branco também traz consigo todo um conceito de paz e tranquilidade. ...
  2. Verde claro. Nem só de branco vivem os ambientes relaxantes. ...
  3. Azul + lilás. ...
  4. Nude. ...
  5. Cinza rosado. ...
  6. Azul marinho. ...
  7. Cinza grafite.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

Nos dormitórios, onde prezamos pelo relaxamento e tranquilidade, deve-se evitar cores fortes como o vermelho, laranja, roxo e marrom. Dê preferência às cores citadas neste artigo e garanta uma melhor qualidade de vida e boas noites de sono.

Mesmo que ela seja percebida pelo nosso cérebro como uma luz branca, no entanto, ela é azul. De acordo com a ciência, a exposição elevada essa luz é extremamente prejudicial aos olhos, além de afetar o nosso ciclo circadiano, alterando a liberação de melatonina pelo organismo.

Por fim, já existem diversos estudos e teorias a respeito da influência do LED no corpo humano, mas, o que se pode afirmar é que, se comparada às lâmpadas antigas, o LED é a opção menos nociva à saúde.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).

Ajuda a melhorar seu sono
A luz natural pela manhã atua na regulação do nosso ritmo circadiano, mostrando ao corpo quando é o momento de aumentar ou diminuir os níveis de melatonina. Basicamente, quanto mais luz do sol você conseguir, melhor seu corpo produzirá melatonina na hora de ir para a cama.

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

Quando estamos expostos à luz azul natural (a luz do Sol), nosso corpo também libera hormônios. Um destes hormônios é a serotonina, responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Dessa forma, quando a serotonina é liberada, nos sentimos mais ativos e dispostos.

Com certeza ao se falar sobre lâmpadas prejudiciais à saúde, a lâmpada de LED é a mais citada, porém a LED em si não é o problema. A instalação incorreta e o uso indevido é que a tornam nociva aos olhos (lembrando que qualquer tipo de iluminação utilizada incorretamente pode ser prejudicial à visão).

Lâmpadas Verdes:
A luz LED verde foi uma das primeiras a serem utilizadas para visão noturna. Ela ajuda a preservar a visão noturna enquanto permite alguma iluminação. A luz verde não atrai insetos como a luz branca. Caçadores e pescadores preferem a luz verde porque é menos provável de assustar o peixe ou a caça.

A luz vermelha ajuda a energizar as mitocôndrias nas células do corpo, o que subsequentemente acelera a recuperação e o rejuvenescimento dos tecidos, aumentando o fluxo sanguíneo e a estimulação do colágeno. Ela também aumenta notavelmente o fluxo linfático.