Qual a melhor luminária para teto de gesso?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

e o seguro tipo de iluminação que mais usamos é a famosa de. crônicas ou antigamente Nós chamávamos de olho de boi né que aquelas lâmpadas redondas ou quadradas que vai embutida no forro de gesso ou na sanca de gesso Esse é feito geralmente.

Sanca aberta
É quando trabalhamos o rebaixo de gesso de modo que o centro fique aberto, com o objetivo de fazer uma iluminação indireta, deixando o ambiente mais aconchegante. Neste caso é indicado a utilização de lâmpadas fluorescentes, fita ou mangueira de LED.

A primeira dica para escolher as luminárias de teto para quarto é conhecer o tamanho do seu ambiente. O ideal é ter uma luminária proporcional ao espaço disponível, para garantir uma excelente iluminação no local. Caso queira algo simples, você pode optar pela luminária de teto plafon.

O gesso não suporta muito peso. O lustre deve ser fixado na laje, caso não seja possível, é necessário instalar um suporte que resista ao peso do lustre, para fixá-lo.

Você pode limitar o uso do gesso e criar apenas rebaixos específicos para as luzes de destaque e cortineiros, como neste quarto. É uma boa forma de economizar dinheiro na hora de fazer a sua decoração em gesso.

Sanca de gesso invertida
Este é o modelo mais moderno, pois cria um efeito de teto flutuante.

A sanca invertida é um tipo de acabamento realizado no teto, geralmente em gesso. Ao invés do tradicional forro, é a sanca que toma conta do ambiente. A depender do seu formato, a iluminação do espaço é aplicada de formas diferentes. Além da invertida, também existem a aberta e fechada.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada.

Branco quente – se refere ao tom mais avermelhado – produz maior relaxamento- lâmpadas 2700~3200K, cor similar às lâmpadas incandescentes. Branco frio – se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria – maior atividade – lâmpadas 5500~6500K , cor similar às lâmpadas fluorescentes.

Sanca aberta: tem espaços vazios voltados ao centro do ambiente. Sanca invertida: também é aberta, mas tem espaços direcionados para as laterais. Sanca fechada: rebaixa apenas o encontro da parede com o teto.

A distribuição dos fios elétricos e marcação dos pontos de luz deve ser feita antes da colocação do gesso. Além de facilitar o trabalho do eletricista, vai evitar que sejam necessários cortes no gesso já instalado.

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

A luminária ideal é aquela que vai trazer conforto visual para o ambiente. Em espaços que demandam maior atenção e visibilidade como a cozinha e o ambiente de home office, invista em luzes brancas e estimulantes. Na sala e nos quartos, a luz amarela em luminárias de chão vão deixar o ambiente acolhedor e relaxante.

Tipos de iluminação para quarto de casal
Para criar a sensação de aconchego, a luz quente é mais indicada. Algumas das opções de luminárias quentes são os plafons, as sancas com LED, e outras luminárias que proporcionam iluminação indireta.

Sendo assim, o drywall pode suportar até 40 quilos. Isso quer dizer que você pode instalar objetos como armários, televisão, quadros e diversos outros que exijam maior suporte.

Você precisará fazer um pequeno nó no cabo da sua luminária pendente na parte que estará para dentro do gesso, assim, ela ficará bem fixada. Então, suba a canopla até ficar bem rente ao teto e aperte o parafuso para fixá-la na posição correta, finalizando a instalação do seu pendente.

Dentre as possibilidades em decorar esta estrutura, pode-se citar o uso de forros e gesso, lançando mão de materiais como PVC, madeira ou adicionando sancas e desenhos variados. Além disso, outra sugestão é fixar objetos decorativos, incrementando seu visual.

Poucos sabem, mas as placas de gesso acartonado não têm prazo de validade. Isso porque o gesso, que é obtido de um processo de moagem e calcinação do minério de gipsita, após a cristalização, ganha a solidez de uma pedra, tornando-se resistente a tremores, vibrações e choques.

Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento.