Qual a melhor língua para um brasileiro aprender?

Perguntado por: icamilo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Os 6 idiomas mais importantes para brasileiros que querem estudar fora

  • Inglês. Se você quer estudar fora do Brasil e só pode aprender uma língua estrangeira, não há dúvida: o inglês é a melhor opção. ...
  • Espanhol. ...
  • Francês. ...
  • Alemão. ...
  • Japonês. ...
  • Mandarim.

Inglês

1. Inglês. É a língua mais falada do mundo, fazendo a prática muito fácil. Tem palavras curtas, não tem género ou conjugações e os verbos só mudam na terceira pessoa.

Em termos de facilidade de aprendizado, o espanhol sai na frente. A língua espanhola possui muitas similaridades com a língua portuguesa. Esse fator pode contribuir para a sua escolha. Em contrapartida, se você busca se especializar mais para o mercado de trabalho brasileiro, o inglês talvez seja a melhor saída.

Árabe

Árabe – a mais bonita língua na escrita
Para os olhos de um leitor habituado ao clássico alfabeto latino, a escrita Árabe aproxima-se mais de uma obra de arte do que a escrita.

Italiano

A língua mais fácil de aprender para os brasileiros é o Italiano por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário, o idioma tem também uma fonética mais simples para os brasileiros.

inglês

Aprender inglês primeiro – Principais benefícios
Com isso, muitas palavras já estão inseridas em nosso vocabulário, como: fast-food, drive thru, feedback, briefing etc. Esse contato mais próximo com o idioma no cotidiano facilita o desenvolvimento da fluência e dos estudos de inglês.

chinês mandarim

Mas, com 918 milhões de falantes nativos e 199 milhões de falantes não nativos, o chinês mandarim é uma língua que vale a pena aprender. Esse idioma é falado por, aproximadamente, um quinto da população mundial total e é considerada uma das línguas mais difíceis de se aprender.

Vietnamita
Gramática incomum, pronúncia difícil e seis tons diferentes tornam o vietnamita um verdadeiro desafio.

É por isso que hoje, mesmo vivendo em regiões tão distintas e com suas particularidades, podemos encontrar línguas que carregam semelhanças significativas com o português, como caso do espanhol (ou castelhano), italiano, romeno e galego!

De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático. Mas não se assuste, viu?

No Brasil, o espanhol é uma das línguas mais valorizadas no mercado de trabalho — afinal, ele é o idioma oficial do Mercosul. Por causa disso, adquirir a fluência também é importante no sentido de possibilitar a comunicação com populações de grandes países como Espanha, Colômbia, México, Peru, Argentina e outros.

Conheça os 6 idiomas mais importantes para o mercado de trabalho

  • Inglês.
  • Alemão.
  • Mandarim.
  • Espanhol.
  • Francês.
  • Árabe.

O francês oficialmente falado em 32 países
Oficialmente, o francês falado em 32 países, coabita com outras línguas, como no Senegal onde o “wolof” (ou “uólofe”) predomina. Na realidade, o inglês deverá continuar como a língua mais falada no mundo neste prazo, conclui o cientista francês.

Apesar de haver opiniões menos positivas, os portugueses gostam e admiram os brasileiros em muitos aspectos. E no final, todos concordam que a vinda dos brasileiros para Portugal foi muito positiva, não só por ajudarem a contribuir para a economia do país, como para o desenvolvimento da cultura portuguesa.

O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

A língua portuguesa, principalmente a brasileira, é considerada difícil pelos falantes por conta das várias regras gramaticais e que, em cada regra, há uma exceção! Isso faz com que os falantes fiquem confusos. Assim, por mais que a língua no geral não seja uma das mais difíceis, sua gramática é muito complexa.

Entre todas as línguas citadas anteriormente, surpreendentemente, o italiano é a mais fácil de aprender (para falantes do português, é claro). O motivo? Sua fonética é mais simples e a sua gramática e vocabulário são parecidíssimas com o nosso idioma.

Sim, é possível. Você pode estudar 2, 3, ou quantos você quiser, porém existe uma habilidade principal quando se trata de estudar mais de um idioma que é a organização. Não se trata de você ser mais inteligente, mais esperto, na verdade nada disso conta, mas sim a capacidade do indivíduo de organizar o próprio tempo.

Saber espanhol, o árabe, o sueco ou o francês pode abrir a sua mente, mas também pode ajudá-lo a trabalhar fora do país, explorar novos territórios... Para isso, antes de mais nada é preciso escolher qual idioma você quer conhecer!

Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem. Mas, ainda segundo o Inep, em todo o Brasil, a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol o número cai para 34%.