Qual a melhor lâmpada para área gourmet?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Prefira luzes quentes! Geralmente, luzes quentes são aquelas que têm a cor mais amarela. Além de clarear, esse tipo de lâmpada cria uma atmosfera aconchegante indispensável para a iluminação da área gourmet. As lâmpadas quentes forçam menos os nossos olhos, por isso, estimulam sensações como relaxamento e conforto.

Você pode utilizar dois tipos de lâmpadas dentro da churrasqueira, a incandescente e a halógena. Importante é não utilizar lâmpada de LED, florescente e entre outras por não suportar a temperatura no interior da churrasqueira.

Qual luz gasta mais energia: branca ou amarela? Uma lâmpada branca de 40W gasta a mesma energia que uma lâmpada amarela de 40W, mas a lâmpada fria emite em média 3 mil lúmens (fluxo luminoso), enquanto a quente emite apenas 600 lúmens.

A lâmpada externa 15W é excelente para entradas, janelas e até caminhos em jardins. Pode iluminar áreas pequenas com elegância e suavidade. A lâmpada externa 20W é recomendada para quem quer investir em um ponto focal de iluminação, sem a necessidade de combinar diversas lâmpadas. Ótimo desempenho e economia.

1 – Potência
Mas, no caso de áreas externas com até 10m², um refletor de 10 watts cumpre bem o papel. Para espaços mais extensos, como um estacionamento, considere os refletores com potência entre 100 e 200 watts.

Andarelas, pendentes e fios de LED são ótimos para compor o local. Em varandas destinadas para cozinhar é importante uma luz mais intensa. Os pendentes direcionam a luminosidade, dando destaque para a mesa ou bancada. Já para criar um espaço de descanso, utilize luz indireta que é mais confortável para a visão.

Devem usar tamanhos menores, principalmente porque as varandas são um ambiente onde ocorre mais circulação de ar, e com o tempo, o ar pode danificar componentes. No entanto, se sua varanda tiver for um local mais fechado, você pode optar por utilizar lustres e pendentes maiores.

As luminárias de sobrepor são excelentes para a iluminação geral das varandas e sacadas. Elas podem ser embutidas ou plafons, de vedação decorada ou inteiramente translúcida, mas o importante é que elas realizem a distribuição da luz de modo igual pelo ambiente.

Além de não gerar calor no ambiente, o LED possui uma série de outras vantagens. Entre as principais delas estão a eficiência energética, que pode ultrapassar 60% na comparação com as lâmpadas de descarga em alta pressão.

O que é uma lâmpada halógena? A lâmpada halógena é um tipo de lâmpada incandescente. Ela tem um filamento de tungstênio como uma lâmpada incandescente comum que pode ser usada em casa, mas o bulbo é preenchido com gás halógeno, geralmente bromo ou iodo.

A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K. Entre essas duas tonalidades que são mais populares existe a lâmpada neutra, que é levemente amarela e está entre 4000K a 4500K.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.

O ideal é sempre identificar esse número e optar pela lâmpada que emitir maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia. Se essa informação não estiver disponível no produto é fácil obtê-la dividindo o número de lúmens pelo número de watts. O resultado será o rendimento luminoso.

Os tons amarelados de lâmpada criam um efeito realístico ao jardim, sendo assim, são ótimas opções para destacar a vegetação e deixar o ambiente aconchegante. Por sua vez, a luz branca é utilizada, na maioria das vezes, quando o objetivo é deixar o ambiente mais claro.

As lâmpadas fluorescentes amarelas são indicadas para salas e quartos, enquanto as brancas para o banheiro e a cozinha. Escolha lâmpadas halógenas se quiser destacar a decoração interna, colocando-a em forros de gesso, ou áreas externas, como jardins e varandas.

O refletor LED 100W é ideal para campos de futebol, jardins, fachadas e condomínios e também pode ficar exposto na rua, já que tem proteção IP66. Seu ângulo de abertura é de 120°, tem uma vida útil de 30 mil horas e é bivolt. Sua luminosidade é de aproximadamente 9 mil lumens e chega a 8 metros.

24 metros

Independentemente do cenário, o Refletor Linear Led 500W não pode faltar! Primeiro, além de sua luminosidade atingir cerca de 24 metros, o refletor linear gera mais economia para o seu bolso. Sendo até 80% mais econômico em relação às lâmpadas antigas.

Escolha aparelhos e acessórios especiais para áreas externas
É o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua residência.

Já a luz mais amarela, também conhecida como luz quente, torna o ambiente mais aconchegante e confortável. Ela é indicada para ambientes residenciais, pois traz uma sensação de relaxamento.