Qual a melhor lâmpada para a saúde?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Com certeza ao se falar sobre lâmpadas prejudiciais à saúde, a lâmpada de LED é a mais citada, porém a LED em si não é o problema.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Azul

Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso. Para a cromoterapia, o tom é considerado calmante, associado à tranquilidade.

Se estivéssemos em 2020, daria para dizer que o “farol de LED é permitido”, porém desde 2021 entrou em vigor uma lei que proíbe a troca de lâmpadas halógenas originais por lâmpadas de LED. Essa mudança veio com a aplicação da Resolução 667/17 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), a partir de 2021.

A lâmpada halogênea usa um filamento do metal tungstênio, igual à incandescente comum, e um gás da família dos halogêneos. Contudo, a classificação do Inmetro de eficiência energética continua sendo a pior das três opções, perdendo apenas para a incandescente comum (D).

“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.

A iluminação ideal é aquela mais suave, delicada e, ao mesmo tempo, com poucos contrastes. Esse tipo de luz vai ajudar tanto no relaxamento da mãe, que vai ficar bastante tempo no quarto, como do bebê. Algumas opções são as fitas LED, perfis e spots, que deixam o quarto lindo e super confortável.

Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

O azul transmite a sensação de calma, relaxamento e tranquilidade, ajudando a melhorar a qualidade do sono e combater a insônia. Além das tintas de parede nessa cor, os tons de azul podem ser colocados nas cortinas, almofadas e roupas de cama, iluminação do abajur, entre outros.

Cores que acalmam o ambiente

  • Verde-claro. Cor da natureza que acalma e representa esperança e satisfação. O verde tem uma função anti estresse, promovendo harmonia e equilíbrio. ...
  • Azul. Com um efeito tranquilizante o azul é uma das cores mais relaxantes. ...
  • Lilás/Rosa. Tranquilidade, calma e paz são sinônimos dessas cores.

Tons roxos são conhecidos por significar força, paz e sabedoria. Estudos até sugerem que o poder da meditação é até 10 vezes maior quando praticado sob luzes roxas”.

Por exemplo, em uma pessoa ansiosa é aplicada a cor azul, porque tem propriedade tranquilizante e, também, analgésica. Em alguém com depressão a cor utilizada poderá oscilar entre o laranja, amarelo e vermelho. Essas são cores revigorantes, que estimulam a circulação e liberam a adrenalina.

Como decorar o quarto para dormir melhor

  1. Use cortinas blackout. É um truque bem simples para manter o seu quarto escuro. ...
  2. Iluminação amarelada. Ao invés de utilizar lâmpadas brancas, aposte nos tons mais quentes, como o amarelado. ...
  3. Tons de cinza. ...
  4. Zero bagunça. ...
  5. Plantas. ...
  6. Segure as cores! ...
  7. Colchão. ...
  8. Um segundo cantinho.

Por que não pode mais trocar as lâmpadas halógenas por led? O luz de led é uma luz potente que pode iluminar mais, mas pode também causar acidentes ao atrapalhar a visão do condutor de um veículo que esteja no sentido oposto da via.

“A melhor maneira de escolher uma lâmpada é conhecer o ambiente que vai ser iluminado e seus objetos. E, a partir daí, especificar a temperatura de cor, o IRC, a vida útil, o fluxo luminoso e a potência”, explica Rubens Rosado G.

Assim como o sol que emite raios ultravioletas, as luzes visíveis de ambientes fechados, como as lâmpadas fluorescentes e a luz do computador, também emitem radiação que causa alterações no DNA da pele e desencadeiam efeitos potencialmente nocivos como manchas e envelhecimento.

A luz difusa é aquela que ilumina o espaço uniformemente, sem contrastes. É mais suave e ideal para criar um clima aconchegante. O Abajur e a luminária conseguem esse efeito e por isso são indicadas para quem busca um ar intimista para os ambientes da casa.