Qual a melhor injeção para hérnia de disco?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

As hérnias de disco localizadas na coluna lombar, em geral, respondem bem ao tratamento clínico conservador. O quadro reverte com o uso de analgésicos e antiinflamatórios, se a pessoa fizer um pouco de repouso e sessões de fisioterapia e acupuntura.

Tratamento. Cerca de 90% das hérnias de disco cervicais podem melhorar com o tratamento conservador, com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e repouso, sem necessidade de cirurgia. A dor costuma passar dentro de três a quatro semanas.

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, sedentarismo, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias, que raramente são provocadas diretamente por traumatismo.

Perda da força muscular, que causa sensação de fraqueza; Formigamento e dormência na região da hérnia e em membros inferiores e superiores; Dificuldade para realizar movimentos, por conta da dor.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Dexalgen® atua diminuindo a dor e a inflamação. A dexametasona é um glicocorticosteroide de elevada potência anti-inflamatória que modifica a resposta imune a diversos estímulos.

Injeção Epidural
A dura-máter é a camada mais externa das três camadas que envolvem a medula espinhal e a cauda equina. Uma injeção epidural se refere à aplicação do medicamento na dura-máter. Existem 3 tipos de injeções epidurais, com base na abordagem que a agulha faz para chegar ao local da injeção.

Em casos mais severos, o médico pode aplicar corticóides, como a Prednisona, direto no local.

Medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser indicados para auxiliar na remissão dos sintomas. É durante esse tratamento, combinado com a fisioterapia, que a hérnia de disco pode regredir ou mesmo desaparecer.

Hérnia de disco: o que você não deve fazer?

  • Ficar sentado ou em pé por muito tempo.
  • Manter uma má postura.
  • Praticar exercícios sem liberação médica.

Para uma boa recuperação, é preciso não deixar de fazer sessões de fisioterapia, para recuperar os movimentos mais rapidamente. Dessa forma, o paciente consegue voltar às suas atividades normais entre 5 a 10 dias após a cirurgia de hérnia de disco.

Os ligamentos em torno dos discos se tornam frágeis e rompem com maior facilidade. Quando ocorre uma hérnia de disco, a mesma pode pressionar nervos espinhais próximos (radiculopatia) ou pressionar a medula espinhal (mielopatia), causando dolorosos sintomas.

Você pode optar pelo repouso, mas não será uma forma de tratamento eficaz como as outras. A melhor maneira de tratar hérnia de disco é com movimento.

As principais possibilidades de complicação incluem ocorrência de infecção, sangramento excessivo, lesão dos nervos ao redor da coluna. Em alguns casos, também pode acontecer de o paciente continuar sentindo dor na coluna ou haver recorrência da hérnia de disco.