Qual a melhor injeção de 3 meses?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

A injeção Depo-Provera é indicada com anticoncepcional trimestral para prevenir a gravidez, pois age impedindo a ovulação e alterando a espessura da camada interna do útero. Essa injeção possui ação prolongada, tendo efeito durante, pelo menos, 3 meses, e deve ser usada com indicação do ginecologista.

A injeção deve ser aplicada via intramuscular pelo ginecologista e pode ser constituída apenas por progesterona ou ser uma combinação de progesterona e estrogênio. Assim, alguns dos anticoncepcionais injetáveis que podem ser indicados pelo médico são Cyclofemina, Mesigyna, Perlutan, Ciclovular e Uno Ciclo.

O risco de falha do anticoncepcional trimestral é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%). Se você iniciou a injeção a partir do primeiro dia menstruação e fizer uma nova dose de 3 em 3 meses, você estará protegida a partir do primeiro dia da injeção. Pode ficar tranquila.

A Perlutan é uma medicação mensal e não de 3 meses.

Pode sim trazer mais riscos de retenção líquida e consequentemente aumento de peso , isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma vez só . Mas isso não é regra e algumas pacientes podem não ter esse efeito .

O método contraceptivo mais associado ao ganho de peso é a injeção trimestral de medroxiprogesterona.

O depoprovera é uma solução liquida de acetato de medroxiprogesterona e pode sim trazer mais riscos de retenção líquida e consequentemente aumento de peso , isso porque a dose hormonal é muito maior e de uma vez só . Mas isso não é regra e algumas pacientes podem não ter esse efeito .

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos.

Após a suspensão da injeção trimestral, você pode demorar de 6 a 12 meses para ovular, engravidar e para sua menstruação normalizar.

Durante o uso da injeção trimestral você ficará a maior parte do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais poderão ocorrer eventualmente, principalmente nos primeiros 3 meses. O seu médico não deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar.

Bom dia. Os 2 medicamentos são contraceptivos injetáveis mensais com eficácia semelhante.

Ambos são anticoncepcionais injetáveis. A diferença está no principio ativo. O Perlutan é associação do Enantato de estradiol com Algestona. A Mesigyna é associação do Valerato de estradiol com Noretisterona.

A injeção de progesterona de depósito, apesar de não causar infertilidade, pode manter seu efeito contraceptivo por alguns meses após o término de seu uso, evitando gestações neste período.

pode ter sua ação diminuída por: aminoglutetimida; carbamazepina; fosfenitoína; fenobarbital; fenitoína; rifampicina.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

Acetato de Medroxiprogesterona Comprimidos é indicado no tratamento de amenorreia secundária, sangramento uterino disfuncional devido ao desequilíbrio hormonal, na ausência de patologias orgânicas, como mioma ou carcinoma uterino; e na terapia hormonal em oposição aos efeitos endometriais do estrogênio em mulheres na ...

Nenhuma medicação irá cortar o efeito do anticoncepcional injetável trimestral.

Injeção trimestral engorda? É possível, esse é um efeito colateral frequentemente relatado, no entanto, nem toda mulher que faz uso da injeção anticoncepcional trimestral irá engordar, o efeito sobre o ganho de peso é variável e depende de mulher para mulher.

O uso de Depo® Provera® pode causar aumento do risco de câncer de mama, formação de coágulos sanguíneos nos braços, pernas, pulmões e olhos, Acidente Vascular Cerebral (AVC ), perda da visão ou outros problemas oculares e convulsões.