Qual a melhor idade para ser mãe?

Perguntado por: amota . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.

Outro motivo que estabelece que a idade máxima para engravidar é até os 35 anos é que depois desse tempo podem surgir alguns problemas de saúde, prejudicando a mulher e o bebê na gravidez. É possível que o pico da fertilidade esteja entre os 20 e 24 anos. Após os 35 anos, pode ficar mais difícil e demorar mais tempo.

Embora biologicamente seja recomendado que a primeira gestação da mulher ocorra até seus 35 anos de idade, sabemos que há outros fatores em jogo na hora de se decidir sobre ter um filho (seja biológico ou por adoção), como questões sociais, financeiras e emocionais.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

O nível considerado ideal para manter o tamanho da população é de 2,1 filhos por mulher, e as taxas de fecundidade têm relação com condições de educação, renda e saúde.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

De 36 a 40 anos: 9% de chances de engravidar por ciclo menstrual, com 50% dos casais engravidando em 1 ano de tentativas; De 41 aos 42 anos, as chances diminuem para 4% por ciclo, sendo de 20% no período de um ano; De 43 a 45 anos, as chances reduzem para 0,2% por ciclo e é de apenas 1% em um ano de tentativas.

Apesar do corpo da mulher ainda estar apto para gerar uma criança depois dos 30 anos, os riscos e a dificuldade para engravidar podem aumentar. E um dos principais motivos é o envelhecimento dos óvulos, que pode levar a uma probabilidade maior de desenvolvimento de alterações genéticas, como a Síndrome de Down.

Além dos benefícios quanto à disposição, optar por ter filhos mais cedo é interessante do ponto de vista fisiológico, como explica o médico especialista em reprodução humana Vinicius Medina Lopes. ;A melhor idade para uma gestação é na casa dos 20 anos, pois a mulher geralmente apresenta uma melhor condição física.

É necessário:

  • Se preparar psicologicamente. Ter um bebê vai exigir muito de si. ...
  • Fazer exames de saúde. ...
  • Começar a tomar ácido fólico e vitaminas. ...
  • Praticar exercícios. ...
  • Avaliar a vida financeira.

'É muito importante se perguntar sobre qual é o motivo e se questionar a respeito disso, sobre como isso impacta a vida, quando é uma escolha, porque nem sempre é. Além disso, buscar a compreensão da dimensão da maternidade e do papel que vai ser desempenhado a partir da escolha”, aconselha Tamara Levy, psicóloga.

O normal para que um casal saudável possa engravidar sem nenhum tipo de ajuda médica é de 12 ciclos ou um ano. Tudo depende de quantos dias dura o seu ciclo1. Se for regulado em 28 a 30 dias, então o máximo de tempo para demorar a engravidar é de 1 ano. Se o ciclo for maior que 35 dias, o tempo é contado diferente.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina. Mas, como cada pessoa reage de maneira diferente, sempre vale conversar com seu médico.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registra uma média de 1,94 filho por mulher, estando abaixo da taxa de reposição populacional, que é de 2,1 filhos por mulher – duas crianças substituem os pais e a fração 0,1 é necessária para compensar os indivíduos que ...

Entre 2000 e 2020, o número médio de filhos passou de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Estudo do Seade com base nas informações dos Cartórios de Registro Civil no Estado de São Paulo mostra que o número médio de filhos, entre 2000 e 2020, passou de 2.08 filhos por mulher para 1,56, significando redução de 25%.

Mãe que teve mais filhos
O maior número oficialmente registrado de filhos nascidos de uma mãe é 69. Seu nome é desconhecido, mas sabe-se que ela foi a primeira esposa de Feodor Vassilyev, um camponês de Shuya, na Rússia. Ela deu à luz 16 pares de gêmeos, sete pares de trigêmeos e quatro pares de quádruplos.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

As estimativas indicam que há chance de 1 em 353 de mulheres, acima dos 35 anos, terem filhos com SD. Essa probabilidade aumenta para 1 em 85, em mulheres acima dos quarenta anos.