Qual a melhor idade para parar de amamentar?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser mantido, combinado a outros alimentos, até os dois anos. Mas é preciso esclarecer que não há um momento exato para o desmame.

O papel do psicólogo no desmame saudável, portanto, consiste principalmente em ajudar a mãe atuando nos aspectos emocionais desse momento, para que esse processo seja conduzido por ela de forma gentil e gradual, sem gerar traumas e arrependimentos futuros.

Benefícios da amamentação prolongada na saúde da mãe
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os benefícios se estendem à prevenção do câncer de mama: as estimativas atuais sugerem que, a cada ano de amamentação, o risco é reduzido de 4,3% a 6%.

6 dicas de como fazer o desmame noturno

  1. Faça apenas se o bebê estiver pronto. ...
  2. Insira uma rotina para dormir se o bebê não tiver. ...
  3. Não force o desmame. ...
  4. Faça o desmame noturno com o bebê bem alimentado. ...
  5. Não tenha pressa, faça o desmame gradualmente. ...
  6. Deixe o bebê dormir sem sugar o peito.

As principais alterações de saúde referidas pelas mães que desmamaram seus lactentes precocemente foram infecções respiratórias (64%), infecções intestinais (22%) e alergias (14%). Conclui-se que os benefícios do aleitamento materno são imprescindíveis à saúde do lactente até os seis primeiros meses de vida.

Para a mãe, também causa prejuízos. A interrupção drástica pode causar problemas como mastite e ingurgitamento mamário, que é o acúmulo de leite nas mamas causando dor e aumento do volume, e até depressão. A redução gradativa das mamadas faz com que a produção de leite diminua naturalmente.

O aumento dos hormônios e a mudança na estrutura da mama significam que seus mamilos e seios podem ficar mais sensíveis e delicados logo a partir das três ou quatro semanas. Algumas futuras mães sentem dor nos seios durante toda a gravidez até o parto, mas, para a maioria, a dor desaparece após o primeiro trimestre.

Tenha em mente que o desmame deve ser um processo natural. É lento, ocorre pouco a pouco e que seja uma decisão da mãe, sem ser influenciada pelo meio ou outras pessoas. O ideal é que seja guiado pelo bebê e ele dá sinais de que o momento chegou – a idade que isso ocorre, no entanto, pode variar muito.

O Desmame sendo feito de forma gradual, é o mais indicado já que o interessante é que seja um ciclo encerrado para a mãe para o bebê , porém é um processo lento que pode levar bastante tempo, às vezes, meses. É preciso ter paciência com o processo pois o peito muitas vezes é um facilitador na rotina.

O método tem três etapas:

  • É o momento de organizar as mamadas do dia. ...
  • A fase 2 só deve começar quando a rotina do dia já estiver consolidada e tranquila, para mãe e bebê. ...
  • Na terceira e última etapa, as mamadas que restauraram ao longo do dia são eliminadas, uma de cada vez, da mais fácil para a mais difícil.

1. É verdade que o leite vira água, principalmente após os dois anos de idade? Anna: De jeito nenhum. Estudos demonstram que, mesmo após um ano de vida do bebê, 100 ml de leite materno permanecem com mais calorias nutritivas do que o leite de vaca, mesmo não sendo mais o principal alimento da criança.

A amamentação prolongada pode seguir até os sete anos da criança. A doação de leite materno é um ato muito importante, com o qual muitas mulheres lactantes podem contribuir.

A amamentação prolongada ajuda no crescimento e no desenvolvimento do cérebro do bebê, reduz a probabilidade de infecções e protege contra a diabetes tipo 1 e a obesidade por toda a vida. E os benefícios não são apenas para o seu bebê.

três meses

Durante um período de três meses depois do desmame, o volume de leite diminui para aproximadamente 67%, 40% e 20% do nível de base. Durante este tempo, a concentração de proteínas, sódio e ferro aumenta em entre 100% e 200%, ao passo que a concentração de lactose diminui.