Qual a melhor idade para fazer a cirurgia de fimose?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

“A cirurgia de fimose costuma ser realizada em crianças acima dos 5 / 6 anos de idade, que já estão crescidinhas, já aplicaram pomada e, , continuam com a fimose. As cirurgias em crianças mais novas, e até mesmo em bebês, são raras.

Caso haja estreitamento prepucial deve-se indicar a postectomia. Esta cirurgia consiste na remoção da pele estenótica que obstrui a glande em qualquer idade.

Possíveis riscos da postectomia
Sangramento. Infecção. Estreitamento do meato uretral. Retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial, com possível necessidade de uma nova cirurgia.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

Em casos mais extensos e graves, o não tratamento da fimose pode acarretar ao desenvolvimento do câncer de pênis. Devido à região ser mais abafada, é o lugar perfeito para a proliferação de culturas e desenvolvimento de doenças.

Entre os principais tratamentos para fimose menos invasivos e com eficácia comprovada, é possível mencionar os exercícios específicos para retração do prepúcio e o uso de pomadas corticoides.

Embora a fimose seja considerada um problema comum na população masculina, é essencial realizar o tratamento com um médico especialista. Afinal, caso o problema não tenha um acompanhamento adequado, pode causar desconfortos ou ainda evoluir para doenças mais graves, como o câncer de pênis.

A cirurgia de fimose, também chamada de circuncisão ou postectomia, é um procedimento seguro e simples, e pode ser feita com anestesia geral ou local. Seu objetivo é a retirada do excesso de pele. O tempo de duração da cirurgia de fimose varia, mas geralmente dura de trinta minutos até uma hora.

Os principais sintomas da fimose são dificuldade ao urinar, sangramento e secreções”, explica o cirurgião Thomaz Nanci. A cirurgia é simples e geralmente leva de 30 a 40 minutos. O procedimento é feito com anestesia local e o paciente não precisa de nenhum cuidado específico prévio.

Cirurgia de fimose com sedação, anestesia geral ou regional
É feito na região da base do penis, logo abaixo do osso púbis, com uma agulha fina. Isso deixa a região amortecida durante e após a cirurgia. Dessa forma, o conforto no pós operatório é maior.

A movimentação adequada na região do prepúcio do seu filho durante a hora do banho pode garantir um tratamento eficaz para “eliminar” a fimose, garantindo que essa condição fisiológica desapareça naturalmente com o tempo, mesmo nos primeiros anos de vida.

O paciente urina normalmente após o procedimento, e é recomendável manter o curativo até o dia seguinte. Orienta-se retirar as gases e a faixa peniana sob água corrente morna, pois pode haver alguma aderência à sutura.

Como deve ser o preparo para o dia da cirurgia? Cirurgia para tratamento de fimose (ou postectomia) é considerado um procedimento de pequeno porte. Por esse motivo não é necessário uma internação no hospital antes do procedimento. Seu médico recomendará um jejum mínimo de 8h antes da cirurgia.

A fimose pode causar um certo desconforto na vida sexual do homem, já que há excesso de pele no órgão. Nesses casos, os homens podem relatar dor, laceração, inchaço ou sangramento. Mas o impacto dessa condição vai muito além disso, já que o prepúcio pode dificultar a limpeza da área íntima, especialmente da glande.

A cirurgia de fimose infantil, conhecida como postectomia, consiste na retirada do excesso de pele sob a glande do pênis. Quando falamos em termos de procedimento religioso, também é chamada de circuncisão.

A fimose fisiológica desaparece espontaneamente em 90% dos casos até os 3 anos de idade e em 99% até a adolescência. Portanto, nas crianças mais velhas e nos adultos, o esperado é que o prepúcio encubra todo o pênis quando ele está flácido, mas se retraia, expondo a glande quando o mesmo está ereto.

POSTEC® é indicado no tratamento clínico tópico da fimose. POSTEC É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE UM MÉDICO OU UM FARMACÊUTICO.