Qual a melhor idade para começar a aprender inglês?

Perguntado por: dsiqueira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Melhor idade para aprender inglês: o que os estudos dizem? De acordo com Joshua Hartshorne, que conduziu um estudo no Massachusetts Institute of Technology (MIT), se você quer se seu filho tenha o mesmo conhecimento de gramática que um nativo na língua inglesa, ele deve começar a aprender inglês antes dos 10 anos.

É possível aprender inglês em 12 meses, mas depende de vários fatores. A fluência na língua se dá também por meio de boas aulas, com profissionais capacitados, materiais de estudo estrategicamente elaborados e salas de aula em sintonia.

Resumindo: não há idade para começar a aprender inglês. Podemos ensinar português e inglês desde o primeiro dia de vida do bebê sem danificar o seu cérebro.

Mas os especialistas concordam que é perfeitamente possível fazer um progresso significativo com apenas uma hora de estudo por dia. Além disso, as habilidades adquiridas com a prática de um novo idioma podem se tornar superpoderes no trabalho e em outras áreas de nossa vida.

Seus neurônios irão aumentar suas atividades quando você aprender um novo idioma. Sua memória ficará melhor, o que é um enorme benefício para também tentar te ajudar a sempre encontrar as chaves ou ir bem em alguma prova. Esse poder extra para o cérebro também o ajudará a tomar decisões melhores e mais rapidamente.

O desenvolvimento do cérebro humano
Por isso, a melhor fase de aprendizado do ser humano é dos primeiros anos de vida até a adolescência. O quanto antes o seu filho for estimulado a aprender uma língua estrangeira, mais facilidade ele terá para assimilar esses conhecimentos.

Na verdade, não existe uma idade mínima ou máxima estabelecidas por lei para ingressar no ensino superior. Porém, é necessário já ter concluído o ensino médio, conforme estabelece o artigo 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Aprendizado não tem relação com a idade. Cada pessoa q queira se dispor, ter o interesse no segmento e praticar, consegue sempre aprender. Claro q cada um terá sua dificuldade e seu tempo, entretanto é possível absorver novos conhecimentos. Sendo inclusive um ótimo exercício para o cérebro se manter alerta.

É possível aprender inglês sozinho? A boa notícia é que sim, é possível aprender inglês sozinho. Isso não quer dizer, entretanto, que a missão será fácil. Tudo depende do seu nível de comprometimento com a aprendizagem e com os recursos que escolhe para te apoiarem nessa conquista.

De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático.

Cursos básicos completos duram entre 12 e 18 meses (mínimo 200 horas). Cursos fluentes completos duram no mínimo 36 meses. Outros cursos podem durar 3 anos ou mais.

5 jeitos de ensinar inglês para crianças de até 5 anos

  1. Brinque com cores. Logo na primeira infância a dica é brincar com as cores. ...
  2. Conte em inglês. As palavras que emitem sons são mais fáceis de memorizar. ...
  3. Caça ao tesouro. Crianças adoram achar objetos escondidos. ...
  4. Passeie mostrando o entorno. ...
  5. Deixe a água virar brincadeira.

O valor varia conforme a unidade, mas a média de preço no módulo básico 1 infantil é de 1 428 reais por semestre e o adulto, 2 214 reais.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

Os 5 idiomas mais fáceis de aprender

  • Inglês.
  • Francês.
  • Espanhol.
  • Italiano.

Saiba que é perfeitamente possível aprender outro idioma sozinho. O segredo é se dedicar e introduzir o aprendizado no seu dia a dia. Dessa forma você vai aprendendo um pouco a cada dia. E quando se der conta, já vai estar sabendo bastante coisas.