Qual a melhor idade para adestrar um Pitbull?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na opinião de Bruno, que trabalha como adestrador há aproximadamente três anos, o indicado é iniciar o treinamento comportamental desde cedo. Embora também seja possível educar um cachorro adulto, inserir o hábito na infância pode agilizar o processo. “Sugiro o início do treinamento na casa dos 55 a 60 dias [de idade].

Esses animais estão mais suscetíveis a aprender em seus primeiros meses de vida, já que o cérebro está se desenvolvendo e absorvendo tudo ao redor. Por isso, o treinamento pode começar já nessa época. Porém, geralmente cães até dois anos de idade ainda podem ser adestrados e aprender comandos básicos.

Os pitbull são cães com muita energia e considerados uma raça perigosa; no entanto, é um animal que facilmente se pode adestrar se seguir uma rotina de treinamentos desde os primeiros dias que o tiver.

O Pitbull por ser uma cão de raça média, atinge essa maturidade em torno de 1,5 ano, adquirindo assim a conformação muscular de um cão adulto. Em geral, todos os cães levam de 1 a 2 anos para chegar à vida adulta, a depender da raça.

Filhote de Pitbull 4 meses:
Também é uma fase em que o cachorrinho começa a explorar mais a boca e pode morder muito, então os mordedores para filhote são recomendados.

- O pitbull deve socializar com outros animais e pessoas desde cedo. No caso de cachorros que foram adotados já adultos, procure introduzir a socialização com calma. - Evite brincadeiras brutas e agressivas, como mordidinhas leves, para que o animal desenvolva uma personalidade tranquila e relaxada.

Como ensinar o pet a não morder

  1. 1 – Diga um “Não” bem firme. ...
  2. 2 – Evite tirar as mãos fora. ...
  3. 3 – Pare de brincar. ...
  4. 4 – Mostre que dói. ...
  5. 5 – Elogie o que não envolva mordida. ...
  6. 6 – Separe-se do cão. ...
  7. 7 – Dê alguma outra coisa para o seu cão.

Uma dica simples e fácil é colocar alguns petiscos, ou até mesmo alguns grãos de ração, dentro de uma garrafa pet e fazer pequenos furos para que seu peludo seja desafiado a tirar toda recompensa da garrafa. Se a garrafa for transparente, melhor ainda! Assim ele consegue ver a recompensa, o deixando mais estimulado.

Como ganhar a confiança de um cachorro? 7 dicas para melhorar a convivência!

  1. Atenção ao contato visual. ...
  2. Prefira lugares tranquilos. ...
  3. Dê tempo ao pet. ...
  4. Invista em reforço positivo. ...
  5. Estimule o esforço mental. ...
  6. Saiba entender os sinais do pet. ...
  7. Consulte um adestrador profissional.

A falta de socialização é um dos motivos mais aparentes para um pitbull ser agressivo e violento. Ou seja, o animal é criado em um recinto fechado, sem vários estímulos de convivência que ele precisa e, consequentemente, se torna um animal agressivo e cheio de problemas sociais.

American Staffordshire Terrier

O American Staffordshire Terrier é um cachorro muito tranquilo, mas bastante ativo.

No entanto, qualquer cachorro pode ser adestrado, seja filhote, adulto ou idoso. O mais importante é entender que não existe uma fórmula mágica para o adestramento e que você precisa adaptar os treinos de acordo com a idade, nível de energia, interesse por comida e até a personalidade do animal.

Você pode introduzir conceitos básicos a partir de oito semanas, mas não espere ou exija sucesso imediato. Geralmente leva de quatro a seis meses para que um cão seja completamente treinado nesse quesito e acidentes são comuns até 12 meses, então é importante ter paciência com seu amigo.

O ideal é que o cão aprenda desde cedo os comandos básicos, pelos menos. Nesse período o aprendizado é mais rápido e o controle do dono é importante para ter um relacionamento bom com o animal. Mas, para aprender não existe idade. “Se você quer treinar o seu cachorro, pode começar em qualquer idade.