Qual a melhor idade da adolescência?

Perguntado por: ibotelho3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos, Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.

De acordo com a pesquisa feita por cientistas australianos, em vez da adolescência terminar nos 19 anos, vai dos 10 aos 24 anos. Isso porque, segundo os pesquisadores, algumas decisões que são tomadas estendem essa idade em mais cinco anos.

Então menores de 14 anos. não podem namorar de maneira nenhuma, nem que os pais autorizem, mesmo que não exista 1 relação sexual, só existe 1 relação íntima, é considerado estupro de vulnerável, então vai todo mundo responder pelo crime.

menores de 14 anos. agora 14 anos até 18 anos podem namorar. desde que os pais autorizem. ent o. com maiores de 14 anos os pais tem que autorizar.

Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases:

  • Pré-adolescência – dos 10 aos 14 anos,
  • Adolescência – dos 15 aos 19 anos completos.
  • Juventude – dos 15 aos 24 anos.

Meninas são as que mais sofrem com a saúde mental na adolescência.

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, que podem contribuir negativamente para o bem-estar físico e mental de um adolescente. O uso nocivo de substâncias como álcool ou outras drogas são as principais preocupações na maioria dos países.

Fim da puberdade
Geralmente, esse momento acontece por volta dos 18 anos. É quando se percebe o fim do crescimento esquelético e o completo amadurecimento dos sistemas reprodutores feminino e masculino. Aprender a lidar com essa fase de transição é um desafio, tanto para os pais quanto para os filhos.

Já na juventude, etapa final da adolescência e início da fase adulta, o indivíduo começa a se compreender e percebe mais claramente a sua integração no mundo onde vive. Apresenta um significativo progresso na superação da timidez e mostra-se menos vulnerável às dificuldades.

Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora? Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas.

14 anos

Em junho, a 3ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a prática de ato libidinoso com menor de 14 anos configura crime de estupro de vulnerável, independentemente da ligeireza ou da superficialidade da conduta.

Do ponto de vista legal, na Lei do Brasil, não há impedimento a casamento entre parentes até primos em primeiro grau.

Não interessa mais saber se a vítima foi ou não forçada. Tendo havido conjunção carnal ou ato libidinosos com menor de 14 anos caracteriza-se crime do artigo 217 A do Código Penal e a pena é de 08 a 15 anos.

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

Segundo o artigo 241-D do Estatuto da Criança e do Adolescente, é crime aliciar ou assediar uma criança, por qualquer meio de comunicação, com o fim de com ela praticar ato libidinoso. A conduta pode levar a pena de um a três anos de prisão e multa.

Entre 14 e 18 anos
A partir dos 14 anos, a legislação brasileira prevê o desenvolvimento da capacidade de consentimento. Isso significa que, a partir deste momento, o fato de o indivíduo querer relacionar-se importa. Desta forma, se o/a menor de idade quer relacionar-se sexualmente, não há nenhum crime na prática.

Durante esse período, o corpo muda e as ideias também. É normal que aconteçam conflitos internos e externos. É uma fase crítica na vida do indivíduo. O adolescente, muitas vezes, é tido como rebelde, problemático, desobediente, entre outros.

Adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impul- sos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive.

Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas, que geram dúvidas e provocam transformações.

Para facilitar o acesso, o curso é dividido em 7 MÓDULOS dos perigos da adolescência: (1) Depressão, (2) Ansiedade, (3) Sexualidade, (4) Suicídio, (5) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), (6) Álcool e Drogas e (7) Mau humor e Bipolaridade e conta com mais 08 BÔNUS.