Qual a melhor hora para tomar chá de espinheira santa?

Perguntado por: ogodinho7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Chá de Espinheira Santa – é recomendado o consumo após as refeições, ou de acordo com a orientação de um profissional habilitado.

ex Reissek, conhecida popularmente como espinheira santa, pode ser utilizada nas gastrites, dispepsias e no tratamento coadjuvante de úlceras pépticas. Atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica1,2,3.

Espinheira santa tem poder cicatrizante
Os ácidos tônico e silícico possuem a ação antisséptica e cicatrizante. Por isso, é comum que alguns cosméticos naturais e produtos manipulados contenham óleo para acalmar a pele. Além disso, em forma de chá, ajuda a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.

A espinheira-santa é muito indicada para tratar gastrite, azia, úlcera no estômago e amenizar possíveis dores no trato digestivo. Isso porque ela tem propriedades antissépticas, cicatrizantes, anti-infecciosas, antioxidantes (de proteção celular) e ajuda muito a reduzir a acidez gástrica.

Os chás emagrecedores, fitoterápicos e alguns Shakes que substituem refeições devem ser evitados pelo seu potencial de induzir hepatite tóxica. Os compostos que contêm Chá Verde, Espirulina, Erva Cavalinha, Espinheira Santa, Óleo de cartamo, Centelha Asiática, Noni e Babosa são particularmente perigosos.

O chá de espinheira santa pode ser consumido após as refeições para ajudar na digestão. Para prepará-lo, ferva três colheres de sopa da erva com 500 ml de água, abafe, coe e tome.

Quando tomar Espinheira Santa? Se você tem dúvidas se é melhor usar a Espinheira Santa antes ou depois das refeições, não se preocupe! É bem simples consumir esta planta, independente da forma que você comprá-la. Sua ação é rápida e ela pode ser consumida por volta de 15 a 30 minutos antes das refeições.

Colocar as folhas de espinheira santa numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber morno, até 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes das refeições.

A Espinheira Santa provou funcionar melhor que os antiácidos e os inibidores da bomba de protóns (“prazóis”), como o omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, exercendo sua atividade de proteção contra lesões gástricas - tudo isso sem os pesados efeitos colaterais dos “prazóis” que inclusive podem diminuir a absorção de ...

Enquanto você promove pequenas alterações na sua rotina para eliminar o refluxo, sugiro que você aposte no chá de espinheira-santa (Maytenus ilicifolia). A espinheira-santa é uma erva típica da América do Sul e fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.

Composição do Espinheira Santa Herbarium
Plantas ricas em taninos, como a Maytenus ilicifolia, em doses excessivas, podem causar irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato.

A Espinheira Santa auxilia no combate as dores de estômago, acidez estomacal, gastrites e ulceras, evitando a fermentação e formação de gases.

Como usar o Espinheira Santa EC Cápsula
Ingerir 2 cápsulas, 2 vezes ao dia. Não deve ser ultrapassado o limite máximo de 4 cápsulas ao dia. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas.

Evitar o uso em mulheres em tratamento de infertilidade ou com dificuldade de levar a gravidez até o fim (FAD. B), assim como, em pacientes com câncer estrógeno-dependente. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

2) Se a pessoa já apresentou algum problema no fígado, quais os chás não devem ser tomados? Algumas das plantas que possuem potencial de problema no fígado são: Crotalaria, Heliotropium, Confrei, Valeriana, ervas chinesas, Sene, Plantago ovata, Erva cavalhinha, Kava-Kava, Sacaca, Chá Verde, Cascara sagrada e Chaparral.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de espinheira-santa? Juliana Nogueira cita que em estudos com animais in vitro, a espinheira-santa revelou-se capaz de reduzir a pressão arterial de ratos devido ao seu efeito hipotensor.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

É o caso da utilização de espinheira santa para a saúde dos rins e glândulas adrenais, como laxativo e antiespasmódico, para alívio das dores de cólica menstrual, para eliminação de toxinas do organismo, “limpando” o sangue, como anti-inflamatório, antisséptico, antiasmático, e diurético.

"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.

Chás durante a manhã
Essa variedade, porém, deve ser ingerida meia hora antes ou depois da alimentação para que não interfira em como o corpo absorverá os nutrientes do alimento.