Qual a melhor hora para pedir truco?

Perguntado por: amaia5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Quando faltar 1 ou 2 cartas, é só informar ao embaralhador que ele completará o jogo com o número de cartas do topo do baralho, sem qualquer punição. Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido.

Regras gerais: um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 3, 6, 9 e 12. Por exemplo, ele não pode pedir 9 se o jogo está valendo 3 nem pedir 6 se o jogo vale 1. Uma dupla não pode pedir truco duas vezes seguidas.

Quando o adversário pede 6, volta para quem tinha aumentado a aposta, com as mesmas possibilidades, rejeitar, aceitar, ou aumentar para 9 (10 no caso do truco mineiro). Esse esquema de aumentos de apostas segue até 12 e queda, valendo o jogo e a queda.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Welton Ribeiro

Welton Ribeiro, conhecido como Weltinho, foi eleito pela Federação Goiana de Truco como o “Top One”, ou seja, o melhor jogador do estado. O EG conversou com o goianiense de 45 anos, que pratica o esporte em questão desde a adolescência. Neste ano, ele chegou à marca de 18 títulos estaduais.

Com certeza Marco Johnson.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

No baralho sujo (ou cheio) são 40 cartas, retirando-se apenas os 8, 9, 10 e curingas. No limpo (ou meio baralho) são 24 cartas, retirando-se os 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e curingas. A ordem acima serve de base para comparação entre as cartas de uma rodada, mas é preciso levar em consideração a manilha da mão.

O Copag 157, por sua vez, é a linha mais básica, usada por amadores e por mágicos também. A configuração do maço é igual ao do 139, do número de cartas ao material, com a diferença da gramatura do papel couché, que é 275 g, o que o torna mais flexível, e por isso a predileção de mágicos.

Como jogar truco paulista
O objetivo é marcar 12 pontos primeiro através da mão batida (uma combinação de cartas que gera no mínimo um ponto por rodada, que pode ser aumentada até 12 dependendo da aposta e das opções de cartas entre as duplas). Cada mão é definida em três rodadas.

Aquela que é sempre enganada.

Truco - É um pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador. Se nenhum jogador fizer o pedido, a partida valerá 1 ponto. Se o Truco for pedido e o adversário aceitar, a partida passa a valer 3 pontos. Se o adversário não aceitar, o jogador que fez o pedido ganha um ponto.

Embuchar, Cangar, Melar ou Empatar – Quando a maior carta de cada dupla, numa determinada rodada, tem o mesmo valor. Mão-de-Onze – Quando uma das equipes consegue chegar a 11 pontos na partida. Mão-de-Ferro – É a mão-de-onze especial, quando todos conseguem chegar a 11 pontos na partida.

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus.
...
Ao ser trucada, a dupla adversária tem direito a três ações:

  • Mandar cair (a mão passa a valer três tentos);
  • Pedir 6 (a mão passa a valer seis tentos);
  • Fugir (a dupla que trucou leva um tento).

Praticado na região sudoeste da França, o truco tinha diversas variações e até vários nomes. Truc, Trucka, Tru e Truka eram os mais comuns, embora o Truc tenha ficado mais evidente. Nele, o jogo é feito com 36 cartas e depois com 32, adicionando as opções de dupla ou individual com até 4 jogadores.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

  • O Jogo. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. ...
  • A Mão. A mão pode ter 3 rodadas. ...
  • Truco. Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco.

CANGAR, MELAR, EMBUCHAR OU EMPATAR
Quando a maior carta de cada dupla (no jogo de duplas), numa determinada rodada, tem o mesmo valor. Valendo também para a maior carta de cada jogador (no jogo mano-a-mano).

Continuar lendo Qual é o zap no truco?