Qual a melhor hora para o cachorro cruzar?

Perguntado por: gribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O cio dura em média 15 dias, mas é só após o oitavo dia que a fêmea está disposta a aceitar um parceiro. O décimo dia é, na maioria das vezes, quando há mais chance da fertilização ocorrer de modo eficiente, pois é quando a ovulação acontece.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Período ideal para o acasalamento
O cio dura em média 15 dias, mas é só após o oitavo dia que a fêmea está disposta a aceitar um parceiro. O décimo dia é, na maioria das vezes, quando há mais chance da fertilização ocorrer de modo eficiente, pois é quando a ovulação acontece.

Não há nenhum truque para fazer uma cadela cruzar. Os animais agem de acordo com a experiência, aprendizado e etologia. Quando um animal não quer fazer algo, ele jamais deve ser forçado, pois cada um precisa de tempos diferentes para fazer determinadas coisas.

A relação de cruza entre um cão macho e uma cachorra fêmea dura cerca de 30 minutos. Durante este tempo, os cães ficam “grudados” um ao outro no processo de fecundação. Caso o tempo seja menor que esse, as chances de a cachorrinha estar grávida diminuem consideravelmente.

se um animal não tem uma Alimentação adequada. se ele não pratica atividade física. ele não vai ter libido Ele não vai querer reproduzir. tá isso é comum acontece muitas vezes se o macho não cruza com a cadela alimentação.

Outras razões que podem justificar porque cadela não quer cruzar. Questões anatômicas, como atresia de vulva, podem estar comprometendo a libido de sua mascote. Cadelas com vaginas muito estreitas costumam fugir do acasalamento. Mas existem cadelas que realmente não se socializam com machos.

Estro: é a segunda fase, quando a cadela para de sangrar e se torna receptiva ao macho, pois está fértil e pode cruzar. A duração média é de 9 dias (3 a 17 dias). Nesse período, ocorre a ovulação e fecundação.

Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva. Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.

O ideal é que ela tenha filhotes a partir do segundo cio. Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza.

Por ser um processo natural, é muito importante que eles não sejam interrompidos! O tempo que eles ficarão grudados poderá variar com o porte e a raça dos animais, indo desde 15 minutos até 1 hora, por exemplo.

Os primeiros sinais do período fértil incluem desobediência, inquietação da fêmea e aumento na frequência de fazer xixi, e outros mais evidentes como a vulva ficar inchada e ocorrência de pequenos sangramentos. Nesse momento os machos já se sentem atraídos, mas a fêmea não deixa a cópula acontecer.

“Normalmente, na primeira ninhada a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz. Por isso, não estranhe se, ao cruzar o pet uma segunda vez, ela tenha mais filhotes.

Duração do cio canino
Quando ocorre o inchaço da vulva, podendo ocorrer algum sangramento. Dura de 3 a 17 dias. Nessa fase ela não está fértil e não quer aproximação com machos.

“Antes do acasalamento, devemos fazer alguns exames de sangue para certificarmos de que o animal está saudável. Neste período, devemos colocar, também, a vacinação e a vermifugação do casal em dia, a fim de garantir que não haja transmissão de doenças entre eles e para a futura ninhada”, pontua a profissional.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

As fêmeas podem cruzar após o termino do sangramento, que deve durar algo em torno de 9 dias. O cio é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro, e no próximo tópico, você conhecerá cada um deles. Por exemplo, a ovulação ocorre no estro, cerca de nove dias depois do início do cio.

O principal sinal perceptível de que houve a cruza é um odor particular, que pode ser sentido vindo da parte posterior da cadela.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.