Qual a melhor hora para jogar ureia no pasto?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Uma dica muito importante e que deve ser seguida é fazer a aplicação sempre que possível na época de chuvas. Ou, se for ao período da seca, implementar o sistema de irrigação, por exemplo.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

Você pode adubar, sim, a área com gado dentro. Não tem problema, não, de intoxicar.

Nunca, em hipótese alguma, aplique a ureia em um solo que já esteja molhado — após uma chuva, por exemplo. Isso porque aplicá-la nessas condições faz com que grande parte do fertilizante seja perdido. Ao aplicá-la em solo molhado, a ureia acaba evaporando, já que ela reage com a água presente no solo ou no substrato.

Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

"Esse tratamento é com ureia pecuária. O produtor deve utilizar a palha seca, na proporção de cem quilos para cinco quilos de ureia, diluída em 25 litros de água. Basta colocar uma lona ou plástico sobre a palha e depois de 20 dias da data em que foi fechada já é possível fornecer aos animais", explica Miranda.

A ureia é uma substância produzida principalmente no fígado, sendo que, após ser metabolizada, é filtrada pelos rins e eliminada através da urina e do suor.

Eritema (vermelhidão), sensação de queimação da pele, prurido (coceira) e erupção cutânea foram relatados durante a experiência pós-comercialização (a frequência não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).

Dosagem: o primeiro cuidado deve ser a quantidade oferecida por dia a cada animal. O consumo não deve ultrapassar 49 g/100 kg de peso do animal/dia, mesmo após o período de adaptação.

Por exemplo, se você está fornecendo uréia para novilhos de 300 kg de peso, então a quantidade máxima diária de uréia é de 120 gramas/animal (40 g x 300/100 kg). Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de uréia não deve exceder os 200 gramas/animal.

Os cremes de ureia podem ser aplicados no corpo, durante à noite, logo após o banho. Mas se preferir, também podem ser reaplicados pela manhã. Contudo, nem todos os cosméticos que possuem esse ativo são indicados para o rosto.

Também, porque a mistura molhada torna-se endurecida com o passar do tempo, provocando redução de seu consumo pelos animais. Além disso, o acúmulo de água no cocho aumenta o risco de intoxicação pela ureia.

Dicas para usar a ureia
Nunca aplique a ureia com o solo já molhado, como depois de uma chuva, por exemplo. Pois aplicando com o solo já muito úmido, você pode perder uma parte desta sua ureia. Ela irá evaporar através de uma reação com a água que já estava no solo ou substrato.

Uma dica é misturar a ureia na água usada para regar as plantas, porém, é importante lembrar que nesse caso a quantidade é pequena, sendo mais ou menos uma colher de sopa para cada 10 litros de água.

Em pastagens estabelecidas, a adubação de manutenção será aplicada de forma parcelada na época de crescimento da pastagem, após a saída dos animais ou a cada 30 dias. O ideal é que uma parcela seja aplicada após cada ciclo de pastejo. A adubação de manutenção deve ser feita anualmente.

A ureia é o fertilizante mais utilizado na agricultura mundial como fonte de nitrogênio, e é caracterizada como fertilizante sólido granulado ou pastilhado com concentração por volta de 45% de nitrogênio.

A adição de sulfato de amônio e ureia ao glifosato aumenta a eficiência do herbicida no combate a plantas daninhas. A eficácia da mistura, que já era utilizada por muitos produtores, foi comprovada na tese de doutorado do professor Saul jorge Pinto de Carvalho, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado.