Qual a melhor hora do dia para tomar probióticos?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

O melhor momento para ingerir os probióticos é antes ou após as principais refeições (café da manhã, almoço ou jantar). Isso porque os alimentos ajudam os suplementos a passarem pelo estômago, um local com muita quantidade de ácido.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

Para manter a flora saudável, aconselha-se o consumo de pelo menos 1 alimento fonte de probióticos por dia, especialmente durante e após o uso de antibióticos, que acabam destruindo a flora intestinal saudável também.

Em termos práticos a quantidade recomendada corresponde a ingestão diária de dois a três iogurtes com culturas probióticas. Porém, a concentração de probióticos nos produtos apresenta muita variação e não há padrões de identidade dos níveis das bactérias no iogurte e outros produtos lácteos.

Se você tem o hábito de jantar, pode tomar o probiótico à noite. Agora, se você não costuma comer antes de se deitar, o melhor é deixar a suplementação para o período do dia, seja junto ao café da manhã ou após o almoço.

O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia. E aumentar a ingestão de fibras em apenas 6 gramas por dia (a quantidade presente em uma tigela de cereal com alto teor de fibras ou em duas fatias grossas de pão integral) demonstrou ter um efeito sobre as bactérias intestinais.

Quais os riscos de tomar muitos probióticos? Após esse período, ela acaba se desequilibrando algumas vezes por fatores externos, como hábitos alimentares e aspectos ambientais. Dessa forma, o nosso organismo não produz probióticos, por isso o seu consumo diário é muito recomendado.

Probióticos são contraindicados para pacientes em risco como os que estejam em choque ou situações limítrofes.

Quando usamos probióticos pela primeira vez, algumas pessoas sentem gases, inchaço ou diarréia. No entanto, esses efeitos colaterais geralmente desaparecem em poucos dias ou semanas após o seu uso.

Quanto tempo leva para recuperar o equilíbrio da flora intestinal? Depende de pessoa para pessoa, mas é importante procurar ajuda nos casos prolongados. Uma estratégia de cuidado direcionada pode ajudar a aliviar os sintomas em apenas alguns dias.

O Lactobacillus rhamnosus GG (LGG®) é um dos probióticos mais estudados em SII.

Activia, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos que ajudam na saúde digestiva. Com probióticos vivos em todo o seu portfólio de iogurtes e leites fermentados, é a marca pioneira da categoria a possui os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Por isso, o primeiro passo para saber se um probiótico tem qualidade, está em entender a origem e certificação de sua cepa, lendo atentamente o rótulo do produto e consultando um profissional que possa indicar o probiótico adequado para cada caso.

Confira o TOP 5 abaixo:

  1. 15 receitas de arroz para variar no almoço do dia a dia.
  2. Leite fermentado. ...
  3. Kombucha. ...
  4. Kefir. ...
  5. Missô O missô é uma pasta de soja fermentada. ...
  6. Picles. Os picles de vegetais são fontes de probióticos, saudáveis e podem ser consumidos todos os dias. ...

“Os probióticos competem com micro-organismos patogênicos e produzem produtos químicos que inativam ou matam agentes patogênicos”, diz, acrescentando: “Eles ajudam a prevenir doenças imunomediadas*, melhorando o sistema imunológico da mucosa intestinal.

O Probiotic 30 Billion CFUs da Healthy Origins abre a nossa lista de sugestões como o melhor probiótico. Sua fórmula conta com 8 cepas bacterianas e 30 bilhões de unidades formadoras de colônia, que juntas proporcionam ainda mais benefícios para a flora intestinal.

Lactobacillus casei

O melhor probiótico para idosos e longevidade
Lactobacillus casei W56.

“Em palavras mais simples, os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo e os prebióticos são as fibras utilizadas por essas bactérias”, explica Thais Manfrinato Miola, supervisora de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center.

Qual a quantidade máxima que posso tomar por dia? Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.