Qual a melhor hora do dia para pescar?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Pescadores são unânimes em afirmar que o fim da tarde é um excelente horário para pescar, assim como a manhã, seja no rio ou no mar. No entanto, é preciso atentar a algumas características peculiares. No caso dos rios, escolher locais perto de barrancos sempre é uma boa dica.

A lua minguante, assim como a lua cheia, é uma fase em que a pescaria é indicada pois existe luminosidade e movimentação das águas e os peixes estão mais ativos em busca de alimentos, assim, sobem mais à superfície.

Sem a luz do dia os animais e até as águas funcionam de modos distintos. Alguns peixes ficam mais calmos e vulneráveis, já outros como os pintados e jaús que usam seus bigodes para sentir o ambiente e ficam no fundo durante o dia, à noite ficam mais perto da superfície para caçar.

Para atrair os peixes, é possível utilizar iscas naturais ou artificiais. Como exemplo de isca natural, temos as minhocas e outros animais que podem ser usados, como alguns crustáceos. As artificias costumam ser mais utilizadas por não perecerem.

Depois de saber qual vara usar na pesca no rio, as iscas também são importantes. As mais recomendadas são as minhocas, lambari, larva de besouro, pão, ração, massas ou até mesmo as iscas artificiais.

No frio, alguns peixes tendem a ficar mais no fundo da água, por ser um lugar mais confortável para eles. Para a pescaria de traíra no inverno (ou outras espécies com comportamento similar), deve-se usar as iscas artificiais– como os Jigs –, que são mais lentas e, portanto, alvo fácil.

Espécies como a corvina, o xerelete e a marimbá são boas opções para o período da noite.

Esta é uma pergunta recorrente entre pescadores e muitas vezes levam a desistências de última hora. Alguns acreditam que sinal de chuva é igual a poucos peixes e fisgadas. Pois saiba que pescar nesses dias pode ser igualmente bom, ou até melhor, do que com o céu sem nuvens.

Resumindo, é bem simples: no frio, os peixes reduzem todas as atividades do corpo, principalmente a alimentação. Com as temperaturas baixas, eles nadam menos e às vezes param totalmente de comer. Assim, não existe isca que o peixe morda, o que torna a pescaria no inverno uma aventura sem garantias de bons resultados.

Melhores horários
Alterando as técnicas, é possível pescar traíra o dia todo. Porém, os horários mais propícios são durante a manhã, entre 7h e 9h, quando a água está numa temperatura mais favorável para o peixe; e no período da tarde, a partir 15h30 ou 16h, até o escurecer.

Frogs - uma das iscas mais usadas aqui no sul, apela ao gosto notório das traíras por rãs e sapos, comuns nos alagados de todo o país. É uma ótima pedida para acessar locais com muita vegetação, onde iscas com garatéias ou anzóis expostos simplesmente não conseguiriam passar.

A lua cheia emite uma grande quantidade de luz sobre a Terra e é considerada a melhor lua para pescar, já que atrai os peixes para a superfície. Neste período, eles ficam mais ativos e costumam caçar mais, portanto a captura fica mais fácil: com os acessórios corretos, você pode fisgar grandes exemplares.

Na Lua cheia, os animais estão na superfície e seu metabolismo aumenta, deixando-os mais agitados e facilitando a captura. A lua cheia é considerada por muitos pescadores a melhor época para pescaria.

Alimentos podem ser excelentes iscas para essa espécie de peixe. As massas caseiras, por exemplo, funcionam muito bem para a tilápia. Para fazer essa massa, use uma combinação de farinha, mel e ração. A tilápia também gosta muito do milho verde e da mistura da pinga com ração.

Na pesca existem muitas superstições, e uma conhecida mundialmente é a que as bananas dão azar. Principalmente dentro de uma embarcação, reza a lenda que onde houver bananas os peixes não picam.

Pequenos peixes, moluscos, frutos do mar, minhocas, rações e massas feitas com frutas ou legumes são alguns dos principais modelos desses tipos de iscas para peixes. Elas são ideias para pescarias marítimas ou em água doce voltada para espécies tilápia, piapara, pacu e traíra, por exemplo.