Qual a melhor hora do dia para estudar?

Perguntado por: zveloso5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

É fundamental destacar que o melhor horário para estudar é aquele em que você encontra-se mais ativo, e essa informação é completamente individual. Assim, não existe um horário “mágico” para todos. Além disso, independente da hora de estudo, é fundamental estar bem alimentado e respeitar os limites do seu corpo.

Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar.

Vários estudos comprovaram a eficácia de estudar antes de dormir. Isso porque enquanto você dorme seu cérebro trabalha e as informações que você absorveu serão mais bem fixadas.

Estudando durante o dia
Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

O período vespertino pode trazer uma série de vantagens para os alunos. O primeiro deles é que, nesse caso, as crianças dificilmente precisam acordar antes das 7 horas, o que traz inúmeros benefícios para o seu bem-estar e permite uma rotina de sono ainda mais uniforme.

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

– No período da noite, até as 22h ou no máximo 23h, é possível ter um bom aproveitamento de estudo. Estude dois ou três períodos com no máximo 50 minutos cada um. Não se esqueça dos intervalos de 5 a 10 minutos entre um período e outro.

Recomendo, geralmente, cinco horas, para pessoas que têm um tempo mais livre para estudar e com esse tempo diário podem aproveitar ao máximo e ainda conseguir ter excelentes resultados.

Aumenta a concentração
Para muitos, a concentração é bem favorecida à noite, quando se permite ao cérebro se desligar do “estado de alerta”, como geralmente acontece durante o dia, quando a rotina exige atenção a muitos focos ao mesmo tempo, o que acaba comprometendo a concentração em um único foco.

Um exemplo de um dia de trabalho de ciclo ultradiano produtivo é mais ou menos assim: 8h da manhã: Seus dados mostram que você tende a atingir um ciclo ultradiano assim que começa o seu dia de trabalho. Sente no seu computador, foque no seu projeto durante 90 minutos. 9h30: Hora do intervalo!

8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro

  1. Exercício aumenta o cérebro.
  2. Memória em movimento.
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro.
  4. 4. ' Desligue' e relaxe.
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo.
  6. Ouça música.
  7. Estude para uma prova na cama.
  8. Acorde bem.

Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.

Durante a noite, o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e as células cerebrais diminuem de tamanho. Isso acontece para permitir que substâncias nocivas acumuladas durante o dia possam ser eliminadas. Uma delas é a beta-amilóide, que também é conhecida como “proteína do Alzheimer”.

Diversos estudos comprovam que uma boa noite de sono é uma excelente forma de memorizar novas informações. Isso acontece porque uma parte do cérebro chamada hipocampo “grava” essas novidades durante o sono. É bem possível que o cochilo, apesar de ter uma duração menor, tenha efeitos parecidos para quem está estudando.

16/12/2021 às 22:00. O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul aprovou, para 2022, a matrícula de alunos a partir dos 15 anos no período noturno da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Antes, a idade mínima para ingresso no EJA no Ensino Fundamental era 15 anos para o diurno e 18 anos para o noturno.

Os exercícios físicos são ótimos estimulantes para o cérebro! Manter uma rotina de atividades é importante para ter aumento e melhora da sua capacidade cognitiva. Além disso, as atividades livram do estresse e são ótimas válvulas de escape às pressões dos estudos.

Proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas devem ser ingeridas de forma adequada, pois compõem a base da nossa alimentação e nos trazem energia e disposição para os estudos.

Ao praticar todos os dias, o aluno desenvolve o hábito de estudo, a concentração, disciplina, autoconfiança e organização. Ele compreende que estudar é importante para seu futuro e passa a ter mais compromisso com essa atividade.

Durante a manhã
Finalmente, ao estudar pela manhã, você poderá aproveitar a luz natural. Por outro lado, talvez a maior desvantagem é que haverá mais barulhos externos, que podem atrapalhar a sua concentração — especialmente se a sua vizinhança for movimentada.