Qual a melhor hora do dia para comer gelatina?

Perguntado por: umata4 . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Por ser fonte de proteínas, a gelatina ainda garante a saciedade. E pode até ajudar a reduzir um pouco o apetite se consumida antes das refeições, pelo fato de se ligar a grande quantidade de água. “Ela pode ser consumida no finalzinho da tarde, quando a fome aparece”, sugere a nutricionista.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Para garantir os benefícios do gelatina, o ideal é ingerir 10 gramas diárias (uma colher de sopa) na forma de gelatina suplementar, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, chás ou leite. Já a gelatina alimentar deve ser consumida, pelo menos, duas porções (dois potes de 125 ml cada) por dia.

Uma opção de gelatina mais saudável é a produzida em casa, substituindo a versão industrializada. Para isso, você pode comprar no mercado a gelatina incolor que contém pouco açúcar e ingredientes nocivos e adicionar pedaços de fruta, iogurte e sucos naturais.

A gelatina de ágar-ágar é rica em fibras, ajudando a regular o intestino e aumentando a sensação de saciedade. Ela também rende mais do que a gelatina comum e não altera o sabor dos alimentos quando utilizada em receitas como bolos e sobremesas.

Agora, comer apenas uma vez por semana não causa problemas. Não podemos demonizar a gelatina por si só”. Acrescentar frutas à gelatina pode deixá-la mais saudável, lembra o médico: “Porém, infelizmente, costumo ver essa mistura mais em restaurante do que nas casas que frequento”.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Entre os benefícios da sobremesa, estão: alta concentração de água e fácil digestão. Se você já foi internado alguma vez ou visitou um paciente no hospital, é altamente provável que tenha visto um potinho de gelatina colorida fazendo parte da refeição.

Uma boa opção de sobremesa é a gelatina com frutas que é mais nutritiva e pode ser consumida no café da manhã, sobremesa ou nos lanches entre as principais refeições.

"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças.

Reações cutâneas (urticárias), podendo resultar em rubor facial ou da nuca. Em casos isolados, pode haver diminuição da pressão arterial, choque ou parada cardíaca ou respiratória. Nos casos de reações adversas deve-se interromper a infusão.

Para incluí-la no seu cardápio, anote aí: a dose recomendada é de 10 g diárias (1 colher de sopa) na forma de gelatina suplementar em pó, diluída em meio copo de água ou adicionada em sucos, leite, sopas, chás etc. A alimentar pede, pelo menos, duas porções diárias, ou seja, dois potes de 125 ml cada uma.

Quem quiser pode optar pela gelatina diet ou ligth, e aí não tem açúcar nenhum. A gelatina não tem gorduras e é uma alternativa doce que pode ser consumida na versão diet, podendo fazer parte de uma dieta para emagrecimento ou apenas para o rejuvenescimento da pele, por causa do colágeno.

A Gelatina Natural é composta basicamente da proteína do Colágeno. Elaborada de cartilagens bovinas, ricas nesta proteína, a gelatina em pó possui um alto teor de cálcio, possui, ainda, em percentuais menores o magnésio, potássio, fósforo e ferro. Por isso constitui um ótimo complemento alimentar para qualquer idade.

Para deixar a gelatina ainda mais nutritiva, experimente prepará-la com a água do cozimento da beterraba ou então com sucos de fruta, sem adição de açúcar. Você pode acrescentar uma colher de gelatina sem sabor ao shake de frutas para aumentar o teor proteico da bebida e prolongar a saciedade.