Qual a melhor gramática para concursos públicos?

Perguntado por: aaraujo4 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Agora você já sabe que as melhores gramáticas para concursos do mercado são:

  • MÉTODO - A Gramática para Concursos Públicos.
  • SARAIVA JUR - Gramática Completa para Concursos e Vestibulares.
  • NOVA FRONTEIRA - Moderna Gramática Portuguesa.
  • LEXIKON - Nova Gramática do Português Contemporâneo.

É importante estudar português para concurso?

CursoProfessoresReclame Aqui
Gran CursosExcelentesÓtimo
Estratégia ConcursosExcelentesÓtimo
Exponencial ConcursosÓtimosBom

Veja, a seguir, os idiomas mais fáceis de aprender, principalmente para o brasileiro:

  1. Inglês. Filmes, séries, músicas… o inglês está praticamente em todo lugar e você não pode evitá-lo, o que é uma boa notícia para quem quer aprender essa língua. ...
  2. Espanhol. ...
  3. Francês. ...
  4. Italiano. ...
  5. Holandês.

Italiano
O italiano vem em primeiro lugar por uma única razão: além de se parecer com o português no que se refere à gramática e ao vocabulário (o que também acontece no caso do espanhol), o idioma tem também uma fonética mais simples para nós.

A gramática da língua portuguesa é considerada uma das mais difíceis que existem, por ser repleta de regras e, também, exceções a essas regras. Isso torna a língua muito rebuscada e trabalhosa de se aprender em sua totalidade.

Seja em provas para cargos de nível médio ou superior, o assunto que domina os concursos públicos Brasil afora é a interpretação de texto. Alguns levantamentos de sites especializados apontam que mais de 25% das questões envolvem interpretação textual. Isso é 1 em cada 4 perguntas!

Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe.
...
Nessa divisão, há gramáticos que incluem a semântica.

  1. Normativa. A gramática normativa é sinônimo de norma culta. ...
  2. Descritiva. ...
  3. Histórica. ...
  4. Comparativa.

Enquanto o Gran Cursos coloca mais foco nas videoaulas, o Estratégia dá maior ênfase aos materiais escritos em PDF. Seja como for, ambas se destacam pelo alto índice de aprovações em concursos públicos. Isso significa que muitos dos aprovados estudaram com uma ou outra plataforma.

Estudar português para concurso: mude a rotina
Por isso, uma das melhores técnicas para você aprender português de forma eficiente é o fichamento. Nessa metodologia, por exemplo, a professora Flávia Rita, referência em concurso público e redação, sintetizou todo o conteúdo por meio de fichas pautadas.

Confira a seleção abaixo com os idiomas mais difíceis do mundo para brasileiros!

  • 6 – Russo. Esse idioma europeu com cerca de 166 milhões de falantes nativos faz parte da ramificação leste da família eslava. ...
  • 5 – Vietnamita. ...
  • 4 – Coreano. ...
  • 3 – Japonês. ...
  • 2 – Mandarim. ...
  • 1 – Árabe.

A Revista da Babbel, diz que a língua mais fácil para um brasileiro aprender é o Italiano. Isso porque a língua italiana se parece com a língua portuguesa no que se refere a gramática e vocabulário. Assim como o espanhol, mas a fonética italiana também é mais simples.

Segundo esse ranking, o português estaria entre as línguas mais fáceis de aprender (categoria 1), juntamente com o francês, espanhol, italiano, sueco...e seriam necessários entre 23 a 24 semanas de aprendizado, algo em torno de 600 horas de estudo para falar relativamente bem a língua.

Leia sempre: ler além de ajudara estimular a memória também vai te ajudar á decorar de forma mais visual as regras de gramática. Quando estiver lendo um livro, tente durante a leitura perceber como estão sendo utilizadas as regras, perceba também a escrita correta das palavras.

Francês – a mais bonita língua na conversação
Se existe uma língua que todo o mundo reconhece como bonita é o Francês. De acordo com diversos inquéritos feitos online, existe uma admiração por esta língua a nível mundial. O Francês é descrito como suave, fluido, elegante e agradável de ouvir.

O que são erros gramaticais

  1. Regência nominal e verbal inadequadas;
  2. concordância nominal e verbal inadequadas;
  3. acentuação inadequada;
  4. uso inadequado de coesão e coerência;
  5. erros de ortografia.

Verbo. Na maior parte das vezes, os verbos indicam ações. Mas também podem nomear fenômenos, estados da natureza e outros. O estudo dos verbos é muito longo, e na Língua Portuguesa eles são as classes gramaticais com o maior número de flexões.

Uma parte importante da gramática é a utilização da linguagem – que é responsável pela construção do texto e diz qual a sua intenção.

Veja a diferença entre os três: morfologia: estudo individualizado das palavras de uma oração; sintaxe: estudo da organização e relacionamento das palavras na oração; semântica: estudo do sentido que as palavras apresentam de acordo com o contexto de uma oração.