Qual a melhor gordura para fritar batata frita?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

1) Qual óleo usar para fritar? Para gorduras feitas por imersão, é recomendado usar óleos e gorduras tais como: óleos vegetais (milho, canola, algodão, amendoim, óleo/gordura de coco, ou até mesmo o azeite de oliva) e /ou banha de porco. Eu preferencialmente gosto de usar banha de porco!

O óleo de coco é a opção mais saudável para fritar.
Como afirmado em uma pesquisa realizada pelo Dr. Yashi Srivastava, após 8 horas de uso contínuo para fritar a 180 °C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, por isso ele é muito resistente ao calor.

Contudo, a gordura vegetal em estado líquido, aquele antes de passar pela hidrogenação, é muito boa para ser utilizada para fritura, principalmente de pastéis. Isso porque elas contam com as gorduras boas que são: gordura monoinsaturada e poliinsaturada.

Sim. Na verdade existem diversos usos dela: -Em restaurantes por exemplo, ela é muito utilizada para fritar alimentos pois o seu ponto de fumaça é alto, isto é, mesmo sendo elevada à altas temperaturas, a gordura hidrogenada irá demorar para queimar, diferente do azeite de oliva e da manteiga, por exemplo.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

A banha de porco oferece nutrientes como as vitaminas do complexo B, C e D, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Inclusive, essa gordura perde apenas para o óleo de fígado de bacalhau quando se trata do teor de vitamina D, o que faz dela um excelente auxiliar para a absorção de cálcio pelo organismo.

Como usar a banha de porco
Refogar: perfeita para preparar um arroz, selar um bife ou cozinhar ovos mexidos. Fritar: a banha de porco aquece muito rápido e os alimentos fritos ficam bem crocantes.

Portanto, as pesquisas relacionadas a esse tipo de gordura afirmam que o corpo humano não está adaptado a lidar com as gorduras hidrogenadas. Pois, sendo consumida, essa composição química age sobre os vasos sanguíneos, o que pode levar a pessoa a ter infartos e derrames.

O sal serve para aumentar a densidade da água e também serve para não apodrecer os alimentos. A água não tem contato com a resistência por tanto ela não aquece, fica com temperatura ambiente e são onde ficam os resíduos.

A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal.

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Óleos mais saudáveis para fritar
Um estudo descobriu que o azeite de oliva extravirgem e o óleo de coco são dois dos óleos mais estáveis. Os pesquisadores aqueceram três litros de óleo em uma fritadeira a 180 °C por seis horas. Isso sugere que eles podem ser os mais adequados para fritar.

Tipos de óleo ou gordura
“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry. Para Lucas, os óleos mais indicados são os de algodão e canola.

A diferença entre gordura e óleo vegetal pode geralmente ser descrita pela viscosidade à temperatura ambiente; as gorduras são sólidas e os óleos são líquidos. Outra coisa que pode ser determinada pela mesma medida é se a gordura é insaturada ou saturada, que geralmente é sólida.

Levando em conta as recomendações da nutricionista, é muito importante ter atenção com o uso do óleo para fritura - caso a pessoa queira reutilizar, por exemplo, o mais indicado é não fazer isso mais que duas vezes.