Qual a melhor fruta para o estômago?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi. Frutas como laranja, figos ou frutas secas podem irritar a mucosa do estômago, mas como cada organismo reage de uma maneira aos alimentos, sempre que comer algo, pare e analise como seu corpo reage aos alimentos", explica a nutricionista.

1 – Coma maçã: A maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Gengibre: O Gengibre ajuda no bom funcionamento dos órgãos digestivos e evita dores de estômago. Ele é rica em fibras e ajuda a estimular a saliva, bile e suco gástrico, que auxilia a digestão. Ele ajuda na redução de gás e flatulência e deve ser, portanto, consumido logo após uma refeição.

"A maçã é capaz de tirar a dor de estômago, auxilia no combate a gastrite pelo fato de funcionar como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória), e com isso diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral".

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

A banana pode melhorar a acidez no estômago, diminuindo as queixas relacionadas em caso de gastrite. Não existe impedimento para consumo de banana em pessoas portadoras de H. Pylori.

Omeprazol deve ser tomado de manhã e em jejum.

Os chás indicados para alívio da dor de estômago são o de espinheira-santa, hortelã, malva, entre outros. Esses e outros chás receitados para dor e desconforto na região agem como calmantes e antiácidos, e devem ser consumidos como preventivo, logo após as principais refeições, ou após o início dos sintomas.

O fato mais comum é que a ansiedade libere adrenalina e cortisol, fazendo com que o corpo produza ácido do suco gástrico em excesso. A alta acidez deixa todo o sistema digestivo irritado e causa dores, náuseas e vômitos – pode até causar uma úlcera.

Remédios de farmácia

  1. Bicarbonato de sódio. ...
  2. Carbonato de sódio. ...
  3. Hidróxido de alumínio. ...
  4. Hidróxido de magnésio. ...
  5. Salicilato de bismuto. ...
  6. Comprimidos de alcachofra. ...
  7. Comprimidos de cáscara sagrada.

Atualmente, o leite não é indicado por causa do efeito de tamponamento (resistência às alterações de pH no organismo) e rebote na secreção do ácido gástrico. Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas.

Boas opções incluem: maçã, banana, pêssego, pera, uva, melão, morango e kiwi. Frutas como laranja, figos ou frutas secas podem irritar a mucosa do estômago, mas como cada organismo reage de uma maneira aos alimentos, sempre que comer algo, pare e analise como seu corpo reage aos alimentos", explica a nutricionista.

“Também devem ser consumidos alimentos ricos em fibras, como pães integrais, torradas integrais, aveia, chia e granolas. Esses alimentos são indicados pelo fato de diminuírem a secreção do suco gástrico, reduzindo os sintomas da inflamação”, destaca.
...
Melhores frutas

  • Abacate;
  • Banana;
  • Goiaba;
  • Maçã;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Pera.

A banana é apontada pelo nutricionista como a mais indicada para ser consumida imediatamente antes ou até mesmo durante o exercício. "A fruta possui ótima digestibilidade e é uma boa fonte de energia.

Já o leite pode aliviar temporariamente os sintomas da gastrite, pois reduz a acidez estomacal. Porém, por ser extremamente rico em proteínas, acaba por estimular ainda mais a secreção ácida do estômago, provocando a piora minutos depois da ingestão. Logo, é preciso evitar.

Durante a dor de estômago é recomendado preferir alimentos de fácil digestão, como legumes cozidos, frutas cozidas e sopas. Além disso, alguns remédios caseiros, como suco de batata crua, chá de camomila e de boldo também são boas opções naturais, porque têm ação calmante que ajuda a aliviar a dor de estômago.