Qual a melhor fruta para idoso?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Por isso, as frutas (maçã, banana, laranja, melancia, frutas vermelhas, dentre outras), peixes (como o salmão e atum) e até mesmo as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e afins) não podem faltar na alimentação.

"Fontes de vitaminas, minerais e fibras também são de suma importância. As frutas devem ter grande presença nos lanches, sejam cortadas, em forma de salada de frutas ou amassadas em forma de purês. Banana, maçã, pera, mamão, abacate, melancia, melão, laranja, tangerina e uvas são ótimas sugestões.

- Infelizmente, muitos idosos, em função da dificuldade de preparar, do cansaço e da falta de apetite coloca apenas dois tipos de produtos no prato: carne e arroz ou frango e massa. O ideal é consumir de duas a quatro porções de fruta por dia e de duas a cinco de verdura e legumes.

Suco nutritivo para idosos
A beterraba possui potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteínas e fibra solúvel. Já a laranja auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e tem alto teor de Vitamina C.

Produtos industrializados, pães, bolos, refrigerantes, massas e todo tipo de carboidrato em excesso devem ser evitados, para prevenir doenças.

Luana Berri, nutricionista do Hospital do Idoso Zilda Arns, dá sugestões de um café da manhã rico em nutrientes para idosos:

  • Chá Troque o café pelo chá. ...
  • Vitamina. A mistura de leite, frutas e até mesmo sementes como chia e linhaça são uma opção nutritiva.
  • Pão fatiado integral. ...
  • Queijo branco. ...
  • Uma porção de frutas.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

Deficiência alimentar. Alterações fisiológicas, distúrbios psicológicos, doenças crônicas e uso constante de medicamentos podem contribuir para o surgimento precoce dos sintomas de fraqueza nas pernas em idosos. Uma dieta deficiente em vitaminas e sais minerais também pode causar fraqueza nas pernas.

Banana-maçã
A polpa branca e macia é recomendada para bebês e idosos, pois tem digestão mais fácil.

O idoso, normalmente, apresenta o funcionamento do intestino mais lento. Uma maneira de ajudá-lo é oferecer leite com fibras , como, por exemplo, aveia, farelo de trigo ou de aveia, ameixas e frutas secas. Uma outra sugestão é substituir a água no preparo de arroz integral (uma porção de arroz e quatro de leite).

Evite o bife grelhado sequinho, aposte em cortes mais macios como mignon e alcatra. Frango, porco, peixe e outros derivados do mar, ovo, lentilha e ervilha também são ótimas fontes de proteína, além da soja. As carnes brancas são mais magras e ajudam na digestão e manutenção do peso.

Frutas, legumes e verduras
É indispensável incluir as frutas, os legumes e as verduras na alimentação dos idosos. Além de serem ricos em vitaminas, minerais e fibras, eles diminuem o risco de várias doenças e auxiliam a função intestinal.

– Assim como para os adultos, a média ideal é manter o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia (o equivalente a uma média de oito copos de água); – Como a desidratação no idoso acontece muito mais rapidamente, a ingestão de líquidos deve acontecer, obrigatoriamente, a cada DUAS HORAS – ou menos.

Iogurte natural
O iogurte natural é uma excelente fonte de cálcio e tem o poder de melhorar a saúde do coração, além de aumentar a absorção de nutrientes no corpo.

Idosos podem consumir leite? Devem! No caso dos idosos, o consumo do leite é extremamente importante. Como bem sabemos, o leite é rico em cálcio e é ideal para o fortalecimento ósseo e evitar doenças como a osteoporose, por exemplo.

Porém, o que é preciso ficar atento são os casos especiais. As pessoas que já sofrem com problemas no fígado, estômago e coração, não podem consumir muito café. O fígado é responsável por quebrar as moléculas de cafeína para que elas sejam absorvidas pelo nosso corpo.

O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual, discriminação.

Assim, o ideal é que o idoso faça de quatro a seis refeições do dia. Além das três principais (café da manhã, almoço e jantar), pode degustar lanchinhos saudáveis ao longo do dia, com alimentos e nutrientes saudáveis em cada uma delas.

Muito usado na alimentação de crianças e idosos, o mingau é bom para todas as idades! Cheio de componentes nutricionais importantes para a saúde, o seu consumo equilibrado favorece e muito o funcionamento do organismo.

Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.