Qual a melhor fruta para comer de manhã em jejum?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 4 votos

As melhores frutas para escolher durante o jejum intermitente incluem:

  • Morango.
  • Framboesa.
  • Mirtilo.
  • Kiwi.
  • Toranja.
  • Maçã
  • Limão.
  • Lima.

Consumir frutas em jejum ajuda a absorver melhor seus nutrientes. A dica é de Theo Webert, clínico geral com especialização em nutrologia, do Rio de Janeiro. Isso acontece porque, ingeridas dessa forma, as frutas não precisam “concorrer” com nutrientes de outros alimentos.

Os benefícios de comer frutas pela manhã podem levar ao bem-estar geral, particularmente um sistema imunológico aprimorado. As frutas nos ajudam de diversas formas. Elas são fontes de hidratação, além de possuírem diversos minerais e vitaminas que são muito importantes para o nosso organismo.

Maçã em jejum emagrece: benefícios da fruta
Além disso, o alto teor de fibras significa que elas oferecem uma dose saudável de prebióticos (fibra indigestível que as bactérias “boas” do seu intestino comem). Prebióticos podem melhorar a saúde gastrointestinal, bem como aumentar a absorção de cálcio.

Frutas cítricas podem causar desconforto pela manhã
Conhecidas por possuírem sabores mais "azedinhos", as frutas cítricas - como laranja, limão, tangerina, uva e abacaxi - são um dos principais alimentos que você não deve comer em jejum!

Para começar o dia com energia, boa disposição e sem a sensação de estômago pesado boas alternativas são: o iogurte, o ovo quente ou mexido, o chá, pão, flocos de milho ou aveia e frutas, por exemplo.

Não existe absolutamente nenhum dado científico que corrobore uma afirmação como essa e a gente pede àqueles que estão circulando essa informação que deixem de fazê-lo porque isso é um desserviço para a sociedade. Isso é completamente falso.

"Para o café da manhã a vitamina de banana é uma boa pedida para espantar aquele mau humor matinal, pois fornece energia. A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor." enfatiza a nutricionista Fernanda Bortolon.

Banana: se você comer bananas quando estiver de estômago vazio, vai aumentar o nível de magnésio no sangue. Isso pode prejudicar o seu coração. Especiarias: comidas picantes podem causar danos e irritação na mucosa gástrica, e consequentemente aumentar a produção de ácido no seu estômago.

Apesar do ditado popular "de manhã é ouro, à tarde, prata, e à noite mata", a laranja pode ser consumida em qualquer altura do dia. Pela sua riqueza em vitamina C, é importante para a boa saúde dos vasos sanguíneos. Contribui ainda para a fixação do ferro no organismo, para o crescimento e a cicatrização dos tecidos.

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.

O café da manhã ganhou o título de refeição mais importante do dia na década de 1960, depois que a nutricionista americana Adelle Davis sugeriu que, para manter a forma e evitar a obesidade, deve-se “tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. ”

De acordo com Luciana Novaes, as cítricas devem ser consumidas diariamente. "Frutas ricas em vitamina C, como acerola, laranja, limão ou abacaxi são indispensáveis, porque essa vitamina é uma das principais na hora de se pensar em aumento da imunidade e combate aos radicais livres", complementa a nutricionista.

Frutas como mamão, ameixa e abacate são ricas em fibras, excelentes para serem consumidas pela manhã. Limão, morango, abacaxi e kiwi são frutas cítricas que possuem poucas calorias e são ricas em água, portanto, elas diminuirão a fome e também vão regular o intestino, reduzindo o inchaço da barriga”, indica.

“Em relação ao pão integral, a tapioca é inferior nutricionalmente. O pão integral tem uma boa quantidade de proteínas, fibras, é rico em minerais e vitaminas do complexo B, enquanto a tapioca nos oferece basicamente carboidratos”, comenta.

O que jantar para emagrecer?

  1. Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  2. Fontes de proteínas vegetais;
  3. Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  4. Frutas com menor teor de açúcar;
  5. Bebidas vegetais sem açúcar;

Na dúvida, a melhor opção sempre será o iogurte natural – integral ou desnatado –, que pode ser misturado com frutas frescas, mel e geleias naturais para ganhar mais sabor.

Pães de trigo oferecem mais vitaminas, grãos integrais e fibras, e têm menos impacto negativo no açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas que têm resistência à insulina, disse Mokari.