Qual a melhor fruta para Alzheimer?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Frutas. Opções como morangos, laranjas, maçãs, peras e bananas são fontes de flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e para reduzir o risco de demências como o Alzheimer.

A Ginkgo biloba é uma árvore de origem chinesa que contém propriedades antioxidantes, capazes de proteger o cérebro. E por isso muito benéfica. Incontáveis pesquisas foram feitas para se chegar à seguinte conclusão: essa planta pode evitar demência, pois a mesma aumenta os níveis de oxigênio e melhora a circulação.

Os pesquisadores apontaram que um estudo de 2010 mostrou que o consumo de suco de maçã melhorou os sintomas comportamentais em pacientes humanos com Alzheimer.

suco de maçã

RIO - Uma ou duas maçãs por dia podem ajudar a manter o Alzheimer longe e ajudar a combater os efeitos da idade no cérebro. Um novo estudo mostra que beber suco de maçã pode ser bom para a memória, pois previne o declínio de um neurotransmissor essencial.

Portanto, fatores que causam doenças cardiovasculares também podem estar relacionados com um maior risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências, incluindo fumar, obesidade, diabetes, alto colesterol e alta pressão sanguínea na meia-idade.

"O ovo só faz bem. Ajuda no combate ao alzheimer e mal de parkinson. O cloreto de colina, presente no ovo, é uma vitamina que participa do tecido nervoso e estimulação da imunidade. Indicamos o consumo de três ovos por dia", afirmou o vice-presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Josimário Florêncio.

O ovo é fonte de ômega 3, gordura poli-insaturada capaz de prevenir o acúmulo de substâncias tóxicas no cérebro, processos inflamatórios, amenizando perdas celulares e processos neurodegenerativos que levam a patologias como Alzheimer e Parkinson.

Maneiras de tentar prevenir o Alzheimer
Manter o peso em um nível saudável, normalmente abaixo de um Índice de Massa Corporal (IMC) de 25. Obter o máximo de educação escolar possível a partir da infância. Evitar traumatismo craniano (como concussões)

A deficiência da Vitamina D no organismo pode duplicar o risco de demência a longo prazo.

O camapu, um fruto típico da Amazônia, induz a produção de neurônios. É o que diz pesquisa do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que descorbriu as propriedades neurogênicas. A planta que dá o fruto tem o nome científico Physalis angulata.

Pesquisadores da Al Maaref University (Arábia Saudita) constataram que o consumo da vitamina K pode ser eficaz no combate à demência e a outras doenças neurodegenerativas.

A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, aprovou nesta 6ª feira (6. jan. 2023) um novo remédio para o tratamento da doença de Alzheimer, o lecanemab. O distúrbio neurodegenerativo afeta mais de 55 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Frutas para a memória: 6 aliadas do cérebro

  1. Laranja. Uma laranja de tamanho médio fornece por volta de 96 mg de vitamina C, a quantidade diária recomendada do nutriente que é fundamental para o cérebro, pois previne o declínio da função cerebral. ...
  2. Mirtilo. ...
  3. Cereja. ...
  4. Uva. ...
  5. Abacate. ...
  6. Morango.

Pessoas idosas que consomem baixos níveis de vitamina B-12 e folato podem ter um alto risco de desenvolver a doença de Alzheimer, de acordo com um recente estudo publicado no períodico médico Neurology. O leite é uma boa fonte de vitamina B-12.