Qual a melhor forma de tirar cravos do nariz?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

O ideal é esfoliar a pele uma vez por semana com um produto específico ou até mesmo fazer um peeling de cristal, diamante e afins para remover a pele morta e proporcionar uma boa renovação celular. A esfoliação é até mesmo capaz de extrair alguns cravos superficiais. A dica é massagear bem a região do nariz!

Aquecer água em uma tigela, deixar produzir vapor suficiente e colocar o rosto onde não há risco de se queimar, mas que chegue vapor suficiente. Ficar alguns minutos e retirar-se, apertando imediatamente a área onde houver cravos. Graças ao calor, a pele abre seus poros e facilita a limpeza.

Limpe muito bem o rosto e, em seguida, faça uma pasta de bicarbonato de sódio misturando-a com água e misturando bem os dois constituintes. Agora, aplique a pasta espalhando-a sobre as áreas afetadas pelo cravo. Mantenha-o por 3 minutos e depois enxágue com água morna. Você tem que usar isso duas vezes por semana.

Os dermatologistas alertam também que espremer não deve ser uma opção, por mais que você adore fazer isso: é que quando você espreme um cravo, pode estar na verdade empurrando o sebo e as bactérias para o fundo do poro, causando inflamação, uma uma espinha e evoluir o quadro até para uma cicatriz.

Se em algum momento você já se perguntou o motivo de ter uma concentração bem maior de cravos (pretos, principalmente) no nariz, a resposta é simples: Essa região faz parte da zona "T", que é a mais oleosa do rosto justamente por ter uma grande quantidade de glândulas sebáceas concentradas.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

Funciona assim: você a posiciona nas laterais do cravo, pressiona a pele, em seguida une as extremidades e pronto, basta puxar a gordura que está no poro.

Mas totalmente contraindicado pela dermatologista Mônica Aribi. “Isso é um absurdo. A cola pode penetrar pelo orifício e aí sim o cravo não sai porque ela tampa a saída. Além disso, a cola é tóxica, não se deve passar produtos na pele que não são próprios para ela”, comenta.

Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.

4- Extração dos cravos: uma opção para retirar os cravos sem causar irritação na pele é usar dois cotonetes para pressionar exatamente ao lado de cada cravo. Há também produtos eletrônicos que desempenham essa função.

Tratamento e remoção de cravos
Quando se trata de remover os cravos, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Esse delicado ácido esfoliante desobstruirá os poros e tratará o acúmulo de células mortas ao promover uma regeneração de células saudáveis da pele.

Comparação dos Melhores Emolientes para Cravos

Foto1 VITA DERM HIPOALERGÊNICA2 ADCOS PROFESSIONAL
NomeLoção Emoliente para Cravos Vita DermCreme Emoliente para Cravos ADCOS Clean Solution
DestaqueMelhor Emoliente para Cravos com Aloe VeraCom Ação Calmante e Boa Rentabilidade
Preço a partir deR$ 47,90R$ 115,70

O que acontece se você não remover cravos? Os cravos são um tipo de acne e, se não forem tratados, podem esticar a pele ao redor do poro. Somerville acrescenta: “Os cravos também podem ser teimosos após as extrações.

Saiba como cuidar da pele com cravos e espinhas
Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro. As mãos contém bactérias e isso faz com que as lesões de acne fiquem ainda mais inflamadas e infeccionem, aumentando a chance de manchar a pele.

1) O primeiro passo é usar um produto de limpeza desengordurante para remover a oleosidade e limpar a pele; 2) Depois, o profissional faz uma esfoliação para retirar as células mortas; 3) Em seguida é utilizado um emoliente, para abrir os poros para facilitar a remoção dos cravos; 4) Hora de extrair os cravos!

2) Aplique um bom hidratante facial após a limpeza
Você pode até duvidar, mas a hidratação é fundamental para quem sofre com o excesso de oleosidade na pele e cravos. Por isso, é importante investir em um hidratante facial pela manhã e à noite.

Alguns ativos específicos são grandes aliados na remoção dos cravos: o ácido salicílico, ácido retinóico e ácido glicólico, por exemplo, ajudam a remover os cravinhos da superfície do rosto, deixam a pele mais fina e evitam a formação de novos comedões.