Qual a melhor forma de se proteger contra radiação?

Perguntado por: aalmeida6 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os principais EPIs são os aventais de chumbo, protetores de tireoide e óculos com equivalência em chumbo, e fornecem uma proteção de 90% com relação à radiação espalhada. Outra forma de proteção é a utilização de dosimetros termoluminescentes (TLD), para a verificação da dose do trabalhador.

Atualmente, há diversas técnicas de descontaminação que removem isótopos da superfície ou do interior do organismo, o que reduz a incorporação e os efeitos em alguns casos, mas não há como remover o processo físico da radiação e nem o seu dano.

Os principais EPIs são os aventais de chumbo, protetores de tireoide e óculos com equivalência em chumbo, e fornecem uma proteção de 90% com relação à radiação espalhada. Outra forma de proteção é a utilização de dosimetros termoluminescentes (TLD), para a verificação da dose do trabalhador.

O material mais eficiente disponível hoje para bloquear todos esses tipos de radiação é o chamado "aço-aço de alto Z", uma liga de aço inoxidável e tungstênio.

Procure usar o telefone celular com menos freqüência e manter chamadas de pouca duração. Use o recurso viva-voz do celular para manter o dispositivo mais distante da cabeça. Você ainda estará exposta à radiação, mas de forma reduzida. Sempre que puder, use fones de ouvido para falar ao telefone celular.

Esse processo pode levar dias, como é o caso do iodo radioativo, ou décadas, no caso do césio radioativo. Apesar de ser eliminado em até 30 dias pelo corpo humano, o césio pode durar 60 anos no ambiente, até desaparecer completamente.

A densidade do lençol de chumbo é capaz de bloquear a radiação por conta da nuvem de elétrons que permeia em torno do núcleo do átomo. Simplificando, a nuvem facilita a dissipação da energia presente nos equipamentos de radiografia.

A radiação é dispersa no interior da sala, seja pelo paciente, chassis radiográfico, maca, paredes e piso instantaneamente após ser gerada. Da mesma forma o paciente não fica com radiação após ser radiografado.

Use um fone de ouvido ou viva voz em ligações, especialmente para conversas mais longas. A exposição à radiação diminui exponencialmente à medida que você aumenta a distância entre seu telefone e você. Isso reduz a exposição à radiação do celular em 55% - 98%.

Uma forma de se proteger é a manutenção de ambientes ventilados, evitando a concentração desse gás. Fontes não naturais, ou produzidas pelo homem, de radiações ionizantes são comumente encontradas nos cuidados em saúde (raios-x, tomografia computadorizada e radioterapia) e na geração de energia (usinas nucleares).

Há exatos 35 anos, em 13 de setembro de 1987, ocorreu na capital de Goiás o maior acidente radioativo da história do país — e um dos maiores do mundo. O acidente em Goiânia começou quando um aparelho de radioterapia foi abandonado em um ferro-velho.

A radiação no organismo humano produz efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. As gônadas sexuais, os pulmões, o estômago e a medula óssea apresentam uma grande sensibilidade à radiação.

01 – Usina de Fukushima, Japão.

De fato, a radiação precisa ser tratada com cautela. Uma exposição à níveis excessivos pode causar danos celulares e até a morte, mas são casos que dificilmente acontecem, já que a legislação brasileira é bem rígida quando se trata de Radioproteção dentro da Segurança do Trabalho.

A ciência e a medicina usam a seu favor a radiação na saúde: devido ao seu potencial de mutações e alterações celulares, é uma arma eficaz para eliminar células cancerígenas. O método é contraindicado para gestantes, devido à exposição do bebê e os efeitos radioativos não completamente esclarecidos.

Construa um abrigo nuclear antecipadamente. Você pode usar o porão ou a cave para construir um abrigo caseiro. Entretanto, poucas construções recentes têm porões.