Qual a melhor forma de se livrar das emoções negativas?

Perguntado por: rgeraldes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Fazer o que gosta. Fazer atividades que gosta e dão prazer como ver um filme, ir dar um passeio, escrever um diário, pintar, ouvir musica ou ler um livro é outra dica que ajuda a ultrapassar os sentimentos negativos.

Cremos que todas as nossas emoções nos foram dadas por Deus. Sorrimos, choramos, nos alegramos, nos entristecemos; Deus nos deu emoções, não somos um robô, não temos um programa para seguir. Deus nos fez assim. É fácil aceitar emoções como a alegria, a paz, a ternura, a confiança, tudo vem de Deus.

Como ter autocontrole?

  1. 1 – Saiba direcionar sua energia para aquilo que deseja. O que o faz levantar da cama todos os dias? ...
  2. 2 – Identifique metas de longo prazo. ...
  3. 3 – Aprenda a lidar com o estresse. ...
  4. 4 – Tenha hábitos saudáveis. ...
  5. 5 – Meditação pode ajudar. ...
  6. 7 – Conheça os gatilhos para cada emoção. ...
  7. 8 - Procure ajuda profissional.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.

Quando apareçam maus pensamentos, leia o Salmo 139
Se não reagirmos contra maus pensamentos, estaremos sujeitos ao nosso humor e correremos o risco de poluir todo o ambiente.

Lorazepam. Atua como controle do transtorno de ansiedade generalizada ou para o alívio dos sintomas no cotidiano. Pode ser também usado como medicação complementar no tratamento da ansiedade em estados psicóticos e depressão profunda.

Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.

Salmo 116 - Contra a Aflição. Amo ao Senhor, porque ele ouve a minha voz e a minha súplica. Porque inclina para mim o seu ouvido, invocá-lo-ei enquanto viver. Os laços da morte me cercaram; as angústias do Seol se apoderaram de mim; sofri tribulação e tristeza.

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mateus 11, 28-30).

O coração de cada um de nós passa por traumas e decepções. Carregamos, dentro do nosso coração, sentimentos de culpa, não fazemos o que deveríamos fazer, falhamos nisso e naquilo.

Os gatilhos emocionais (também chamados de gatilhos psicológicos) podem ser pessoas, palavras, opiniões ou situações que provocam uma reação emocional intensa e excessiva dentro de nós. Entre as emoções mais corriqueiras quando um gatilho é desencadeado estão a raiva, a tristeza e o medo.

5 dicas de como controlar a ansiedade

  1. Exercite o seu corpo. ...
  2. Conheça o poder da respiração. ...
  3. Exercite o autoconhecimento. ...
  4. Busque uma alimentação funcional. ...
  5. Proteja o seu momento de descanso.

Mas, afinal, como lidar com as emoções diminuindo e a dor emocional?

  1. Reflita bem antes de tomar decisões e atitudes. ...
  2. Aceite o que não pode mudar. ...
  3. Busque ouvir seu interior e pense positivamente. ...
  4. Desapegue-se daquilo que não te faz bem. ...
  5. Reze, pratique atividade física e relaxamento.

Quando as pessoas sentem dor emocional, as mesmas áreas do cérebro são ativadas como quando as pessoas sentem dor física: a ínsula anterior e o córtex cingulado anterior. Essas áreas estão conectadas ao nervo vago que está diretamente ligado aos nervos no tórax e na área abdominal.