Qual a melhor forma de quitar um financiamento da Caixa?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quitar financiamento imobiliário: qual é a melhor forma?

  1. Amortização é alternativa para quitar a dívida em menos tempo e reduzir o valor total a pagar.
  2. Quanto mais parcelas no financiamento, maiores os juros.
  3. A amortização pode ser feita diretamente com o banco que fez o financiamento.

As mais comuns são:

  1. Quitar as últimas parcelas. Diminuir o tempo total é uma forma de pagar menos juros do que foi previsto na contratação do financiamento. ...
  2. Amortizar a dívida. Outra opção para quem deseja reduzir o tempo de pagamento é amortizar a dívida. ...
  3. Usar o FGTS. ...
  4. Utilizar 13º ou férias.

Mas qual é a melhor forma de amortizar o financiamento imobiliário? Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Após a quitação o Banco tem prazo de até 30 dias para entregar o Termo de Quitação nos contratos com garantia de alienação fiduciária. Caso não seja respeitado o prazo, o cliente tem direito a multa equivalente a meio por cento ao mês, ou fração, sobre o valor do contrato.

Em 2019 e 2020, os bancos, liderados pela Caixa Econômica, lançaram linhas de financiamento indexadas ao IPCA ou à rentabilidade da poupança. Isso quer dizer que o saldo devedor seria atualizado por esses indexadores no período do empréstimo, o que altera o valor das parcelas.

Quitar financiamento imobiliário: qual é a melhor forma?

  1. Amortização é alternativa para quitar a dívida em menos tempo e reduzir o valor total a pagar.
  2. Quanto mais parcelas no financiamento, maiores os juros.
  3. A amortização pode ser feita diretamente com o banco que fez o financiamento.

Não é preciso calcular quitação do financiamento, o banco informa no boleto o saldo devedor para quitação no ato da[o vencimento do boleto. Este saldo já é o definitivo a pagar, lembrando que a incidência de juros e correção é aplicado mensalmente.

A partir de 10,90% ao ano + Taxa Referencial
Independentemente da taxa escolhida, conseguir quitar o financiamento antes do prazo pode significar economia, já que você diminuirá o tempo de contrato, o que pode reduzir também o valor total que precisa pagar.

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

A solicitação da amortização pode demorar até 03 dias úteis para ser processada e atualizar o saldo devedor.

Em suma, amortizar um financiamento será vantajoso em muitas situações, principalmente quando consideramos o longo tempo para o pagamento total da dívida. Ao quitar parte do valor, você estará se protegendo de possíveis dificuldades futuras que podem causar inadimplência.

Como calcular o financiamento SAC?

  1. Calcular a amortização dividindo o saldo devedor atual pela quantidade de meses que faltam pagar.
  2. Calcular o juros multiplicando o saldo devedor atual pela taxa do financiamento.
  3. Somar a amortização + os juros para encontrar o valor da prestação.

De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel.

A maioria dos especialistas afirma que a prioridade de quem tem dívidas deve ser quitá-las pois o custo costuma ser superior aos rendimentos de qualquer investimento. No entanto, em casos específicos, ainda que uma pessoa possua alguma forma de dívida, pode ser viável se planejar para investir.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

A Caixa Econômica Federal vai pagar o abono salarial PIS/Pasep a mais de 1 milhão de trabalhadores na próxima segunda-feira, 17 de outubro de 2022. Trata-se de um lote complementar ao já liberado em anos anteriores e o valor médio a ser repassado a cada beneficiário será de R$ 398,99.

De acordo com as projeções de economistas compiladas no relatório Focus, do Banco Central, a taxa básica de juros só deve ficar abaixo desse patamar no fim de 2023. Isso indica que o custo extra da TR deve pesar no bolso dos brasileiros por quase dois anos.

Amortização do capital e as parcelas do financiamento
Tecnicamente falando, não dá pra pagar suas parcelas de trás pra frente, o que você pode procurar fazer, é a amortização do capital que você pegou emprestado de sua instituição financeira.