Qual a melhor forma de plantar capim braquiária?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Segundo Pires, o ideal é esperar o solo ter alguma reserva de umidade para decidir qual a melhor época para plantar braquiária. Além disso, o consultor ponderou quando o produtor deve fazer para plantio no pó. “Eu só recomendo o plantio no pó quando se trata de uma área de várzea.

Germinação de 7 a 21 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias após, a emergência.

As fontes mais recomendadas são os fosfatos solúveis – superfosfato simples ou triplo – que podem ser aplicados a lanço ou sem sulcos. Os fosfatos naturais brasileiros, fosfatos naturais reativos e os termofosfatos devem ser aplicados sempre a lanço e incorporados ao solo.

Dentre as Brachiarias que podem ser inseridas nos sistemas integrados de produção, destacam-se as Brachiarias híbrida cv. Mulato II, Sabiá, e Cayana, por serem forrageiras de alta produtividade, com boa qualidade bromatológica e tolerância ao pisoteio dos animais.

A Brachiaria decumbens apresenta hábito de crescimento prostrado, com altura média de 50 cm a 100 cm.

Benefícios da braquiária na entrelinha
Protege o solo do superaquecimento do solo, que pode ser prejudicial as raízes; Atua na manutenção da umidade do solo, reduzindo a evaporação de água do solo; É fonte de nutrientes para o cafeeiro e aumenta o teor de matéria orgânica no solo.

8 cm

Em consórcio com culturas anuais, a semeadura das braquiárias deve ser em torno de 8 cm de profundidade, destacando-se as Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca.

E para construir um solo mais fértil, um dos primeiros passos é a correção de sua acidez por meio da aplicação de calcário. Como grande parte dos solos brasileiros, por formação geológica, são ácidos, esse manejo é imprescindível para o bom desenvolvimento da forrageira (capim).

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Dessa forma, conjugado com a aplicação de calcário, aumenta-se o aproveitamento do fertilizante e, consequentemente, melhora a fertilidade do solo e qualidade da pastagem. Mais pasto, mais arroba no gado de corte e, também, mais produção na pecuária leiteira.

O preparo do solo deve ser feito com o objetivo de deixá-lo suficientemente destorroado, solto e uniforme. Dessa forma, uma aração, seguida de uma ou duas gradagens e da sulcagem (para forrageiras que se multiplicam por mudas) constituem operações importantes para a garantia do estabelecimento da forrageira.

Segundo recomendação da Embrapa, a quantidade ideal é 300 quilos de adubo formulado por hectare para pastos direcionados ao gado de corte.

A recomendação de taxa de semeadura é de 3,5 a 5,0 kg/ha de sementes puras e viáveis, dependendo das condições de plantio. Profundidade de semeadura: 3 a 6 cm; Tempo de formação: 90 a 120 dias; Manejo: no pastejo contínuo, a altura da pastagem deve permanecer entre25 e 35 cm.

capim-marandu

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

5.2 Brachiaria brizantha (Hochst.)
A qualidade da semente poderá ser verificada pesando-se 1 grama de sementes e separando as que se apresentarem cheias de chochas ou vazias. Quando a amostra apresentar em torno de 20% do peso em sementes cheias (± 60 sementes), será empregado 4 kg de sementes por hectare.

Segundo o especialista, a melhor opção pode ser a variedade híbrida Camelo. A planta perfilha muito bem e permite proteger o solo. Além disso, este híbrido dá uma boa resposta a problemas de frio e geada.

O ciclo de vida do capim-braquiária compreende as fases vegetativa, de alongamento de colmos e reprodutiva.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Basilisk (capim-braquiária), as quais podem ser pastejadas por caprinos e ovinos. Entretanto, as braquiárias apresentam alguns problemas, dentre os quais as cigarrinhas, a degradação e os casos de fotossensibilização, são de grande importância.

Em alguns locais tornou-se uma planta invasora, porém possui inúmeras espécies e características. Essa planta é indicada especialmente para os bovinos, pois apresenta uma boa quantidade de proteína aos animais.