Qual a melhor forma de perder peso?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Algumas dicas que ajudam a emagrecer mais rápido e perder a barriga são:

  1. Comer devagar e respeitar a saciedade. ...
  2. Comer proteínas magras em todas as refeições. ...
  3. Beber mais água durante o dia. ...
  4. Praticar exercícios físicos. ...
  5. Evitar alimentos ultraprocessados. ...
  6. Comer alimentos ricos em fibras. ...
  7. Evitar ficar com muita fome.

As mudanças de hábitos alimentares devem ser pensadas na saúde e não no emagrecimento a qualquer custo. Os carboidratos presentes no arroz não comprometem a perda de peso, se forem consumidos com equilíbrio e moderação.

Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.

Para usufruir dos seus benefícios, adote a proporção 3 para 2, isto é, 3 colheres de sopa de arroz para 2 de feijão. Assim, você obtém nutrientes em perfeito equilíbrio. E em matéria de calorias, ambos somam 239 (1 colher de sopa de arroz contém 41 e 1 de feijão, 58). A dupla não compromete as formas de ninguém!

Não, mas combinar alimentação saudável com atividade física é a forma mais adequada de perder peso, já que enquanto a comida de verdade atende as necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo, favorecendo a queima de calorias acumuladas em forma de gordura.

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g).

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

7 dicas para perder gordura abdominal mais rápido

  1. Tomar chá verde. ...
  2. Fazer exercício todos os dias. ...
  3. Ter alimentação saudável. ...
  4. Comer alimentos ricos em fibras. ...
  5. Consumir alimentos termogênicos. ...
  6. Massagear a barriga com creme redutor de gordura. ...
  7. Outros conselhos importantes.

Atingir o efeito platô
Um dos motivos mais comuns de não conseguir emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios físicos é o corpo ter se adaptado à nova rotina alimentar e de atividades, atingindo o efeito platô, que é caracterizado por um equilíbrio entre o consumo calórico e o gasto de energia pelo corpo.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.

"Os carboidratos do bem que substituem o arroz são: batata-doce, quinoa cozida em grãos, inhame e mandioca. A quinoa tem aminoácidos, vitaminas do complexo B e é rica em proteína vegetal. Os demais são carboidratos do bem com menor índice glicêmico, ajudam a dar saciedade e são ricos em fibras.

“O prato ideal para uma alimentação saudável deve ter 25% de proteínas (divididas entre proteínas animais e vegetais, como feijão e outras leguminosas), 50% de verduras e vegetais crus ou cozidos e 25% de carboidratos, preferencialmente os integrais (arroz, massas e tubérculos, por exemplo).

Dieta saudável: como preparar um cardápio para emagrecer

  1. A base do almoço e do jantar são os vegetais. ...
  2. Consumir pequenas porções de carboidratos. ...
  3. Os lanches também devem ter proteínas. ...
  4. Incluir azeite, frutos secos e sementes. ...
  5. Fruta tem limite, não exagere. ...
  6. Beber água diariamente. ...
  7. Consumir proteínas com baixo teor de gordura.

Não engorda
uma porção de macarrão é rica em carboidratos saudáveis. A dica é escolher acompanhamentos ricos em fibras e proteínas e pobres em gorduras, como ervas frescas, legumes, grãos e carnes magras.

"É claro que caminhar emagrece. Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas", afirma Paulo Correia. E o papel da caminhada na perda de peso não para por aí.

As tendências atuais aconselham a ingestão de 5 ou 6 refeições diárias. Comer várias vezes não garante nada, mas leve em consideração os princípios básicos ao perder peso. Comer três vezes por dia, cinco ou seis.

“Pessoas que precisam perder peso, por exemplo, e se adaptam a uma reeducação alimentar com exercícios físicos e dieta balanceada, após 10 ou 15 dias, já conseguem ver resultados positivos, como a diminuição do inchaço e do cansaço”.

Cada xícara de cuscuz fornece 176 calorias, um valor calórico baixo se comparado ao de outros alimentos, como, por exemplo, o arroz (205 calorias) e a quinoa (222 calorias).