Qual a melhor forma de ler e memorizar?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Como lembrar do que lemos: 9 dicas para memorizar suas leituras

  1. Faça resumos. ...
  2. Tenha anotações no livro. ...
  3. Compartilhe o que acabou de ler. ...
  4. Formule associações. ...
  5. Crie um mapa mental. ...
  6. Leia mais de um livro ao mesmo tempo. ...
  7. Grave um áudio com informações importantes. ...
  8. Prefira leitura em papel.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Muitas pessoas se perguntam como lembrar do que lemos, saiba que essa questão é mais comum do que imagina. Há um estudo do psicólogo alemão Herman Ebbinghaus onde afirma que cerca de 50% do que lemos é esquecido, caso não seja revisado no dia seguinte.

Para memorizar suas leituras, faça resumos do livro e reserve um tempo para formular perguntas e respondê-las. Se você tem essa dificuldade, não se desespere, esse é um problema comum, ainda mais nesses tempos em que somos bombardeados por informações que nem sempre se transformam em conhecimento.

Use um timer
Para ler um texto pela primeira vez, ela indica definir um período de meia a uma hora para se esforçar pela concentração total. Uma ferramenta que pode ser útil é a técnica Pomodoro que estabelece 25 minutos de atenção intercalados por cinco minutos de pausa.

Eles contaram com 95 voluntários para testar diferentes formas de estudar um texto: lendo-o silenciosamente, ouvindo outra pessoa ler para você, ouvindo uma gravação de você mesmo lendo ou simplesmente fazendo a leitura em voz alta. E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização.

Para fixar algo, o nosso cérebro precisa de um tempo de descanso para, em seguida, ser estimulado a lembrar. Para fazer isso, uma solução é estudar matérias intercaladas. Dedique-se um tempo determinado para uma disciplina e, após um pequeno descanso, vá para outra.

7 remédios para memória e concentração

  1. Lavitan memória. O Lavitan memória contém na sua composição colina, magnésio, fósforo, ácido fólico, cálcio, cromo, selênio, zinco, vitaminas C, E e do complexo B, ácido fólico, cálcio, cromo, selênio e zinco. ...
  2. Memoriol B6. ...
  3. Pharmaton. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Gerovital. ...
  6. Tebonin. ...
  7. Fisioton.

Técnicas de memorização visual

  • Contar histórias ou fazer associações. Esta técnica é ótima se tiver uma mente criativa e precisar se lembrar de uma longa lista de itens. ...
  • Fichas ou cartões de memorização. Escrever pode ajudar a visualizar melhor a informação. ...
  • Mapas mentais. ...
  • Método dos loci.

8 maneiras de melhorar a capacidade do seu cérebro

  1. Exercício aumenta o cérebro.
  2. Memória em movimento.
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro.
  4. 4. ' Desligue' e relaxe.
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo.
  6. Ouça música.
  7. Estude para uma prova na cama.
  8. Acorde bem.

Obviamente, quando lemos apenas um livro por vez, já estamos exercitando o nosso cérebro e isso é muito importante, especialmente em um país em que 44% da população não tem o hábito da leitura.

Ler protege a mente hoje e no futuro
Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Além de absorver conhecimento, a leitura aprimora a sua empatia, pensamento crítico, amplia seu vocabulário, exercita a sua inteligência, estimula a criatividade e ainda previne contra doenças degenerativas.