Qual a melhor forma de encerrar um e-mail?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 2 de maio de 2023
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1. Formal

  1. Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  2. Aguardo a sua resposta.
  3. Não hesite em contatar-me.
  4. Atenciosamente.
  5. Cordialmente.
  6. Com os meus melhores cumprimentos.
  7. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  8. Sempre às ordens.

A expressão “fico no aguardo” é um regionalismo brasileiro e seu uso não é incorreto na língua portuguesa, mas inadequado. Nestes casos, aguardar é um verbo transitivo, ou seja, precisa ser acompanhado de um complemento. Logo, mesmo sendo um substantivo nesse caso, quem aguarda, aguarda alguma coisa.

O uso da expressão fico no aguardo é correto. É comum o uso da expressão ficar no aguardo ou estar no aguardo com sentido de aguardar que algo aconteça. A expressão no aguardo está registrada em diversos dicionários de português.

Como usar "Atenciosamente" e "Cordialmente"
As expressões são consideradas sinônimas e podem ser usadas de maneira equivalente para expressar gentileza e cordialidade ao final de uma correspondência.

Despedida: geralmente enunciada por “atenciosamente” ou “cordialmente”.

Atenciosamente indica que algo foi feito de forma atenciosa, cortês, gentil. Cordialmente indica que algo foi feito de forma cordial, cortês, gentil. Assim, são expressões de despedida sinônimas, usadas como fórmulas gentis e corteses de realizar a despedida em correspondências formais.

Saiba como escrever um bom e-mail corporativo

  1. Seja específico ao escolher o assunto.
  2. Escolha a saudação mais adequada.
  3. Mantenha a sua mensagem objetiva.
  4. Comunique-se de forma clara.
  5. Tenha cuidado com os documentos anexos.
  6. Encerre com uma assinatura.
  7. Nunca envie antes de revisar.

Como escrever um e-mail profissional: dicas e exemplos

  1. Tenha atenção à língua portuguesa. ...
  2. Evite gírias, abreviaturas e texto em letras maiúsculas. ...
  3. Seja gentil. ...
  4. Vá direto ao ponto. ...
  5. Evite interpretações equivocadas. ...
  6. Escreva a mensagem antes de incluir assunto e destinatário. ...
  7. Saiba como se candidatar para uma vaga de emprego.

nome masculino
Plural: e-mails. Origem etimológica:palavra inglesa, redução de electronic mail, correio electrónico . Plural: e-mails. Nota: Também se escreve sem hífen: email.

Como agradecer de forma elegante? Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser 'por nada' (não me agradeça por nada), 'obrigado a você (sou grato a você)', 'obrigado eu (grato fico eu)'.

Seguem alguns exemplos:

  1. Agradeço ao senhor/à senhora as flores que me enviou.
  2. Agradecemos a Deus as bênçãos recebidas.
  3. Vou agradecer ao chefe sua carta de recomendação.
  4. Todos quiseram agradecer o bom atendimento ao garçom.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

O mesmo que: intercorreu, remediou, lembrou, acudiu, auxiliou, apareceu, sucedeu, sobreveio, aconteceu.

1 espera, expectativa, esperança, aguardamento, expectação. Exemplo: Fico no aguardo de uma resposta positiva ao meu pedido.

substantivo masculino Ato ou efeito de aguardar, de esperar algo ou alguém ou de estar na expectativa de que algo aconteça; espera. Comportamento da pessoa que está esperando por algo ou por al: ainda estou no aguardo de notícias. Etimologia (origem da palavra aguardo).

A razão é simples: o verbo dever não rege a preposição de. Assim como são incorrectas as frases *«Ele deve de vir mais tarde» e «Devem de ser duas horas» (em que o verbo dever exprime probabilidade e, talvez por isso, não dê tanto azo a confusões), também é errada a expressão *“como deve de ser”.

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura.»

Confira dicas sobre como usar cada termo. Atente para a posição hierárquica da pessoa destinatária. Se superior a sua, empregue “respeitosamente”. Sendo de nível hierárquico igual, inferior ou nos demais casos, despeça-se com “atenciosamente”.