Qual a melhor forma de dar remédio para bebê?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Bebês até um ano

  1. Segure o bebê em um ângulo de 45º, com as mãos dele para baixo e cabeça apoiada.
  2. Usando uma seringa de plástico, um conta-gotas, ou um bico de mamadeira, escorra o remédio para a parte de trás de língua dele perto dos cantos. ...
  3. Dê-lhe uma bebida para tirar o gosto, como leite ou suco.

Depende do medicamento utilizado e até mesmo de qual tipo de suco será consumido em conjunto. É verdade que alguns sucos podem diminuir os efeitos do seu medicamento, prejudicando o tratamento como um todo. Enquanto isso, outros podem aumentar o efeito do seu remédio, aumentando as chances de efeitos adversos.

se a criança vomitou mais de uma hora depois, é melhor não repetir a medicação, pois já deu tempo do organismo absorvê-la; se a criança vomitou entre 30 minutos e uma hora depois de tomar o remédio, o mais indicado é entrar em contato com o pediatra.

Se vomitar imediatamente após darmos o remédio, podemos repetir a dose, na quantidade prescrita pelo pediatra. De preferência com uma seringa própria para medicamento líquido e pela lateral da boca da criança. Até 15 minutos após a administração do remédio: pode repetir a dose integral também.

Nunca use os dois ao mesmo tempo!

Nesse caso, o ideal é ingerir o remédio apenas com água e no mínimo uma hora antes e duas horas depois da ingestão de leite e derivados. Além disso, outros hábitos também influenciam nos efeitos dos medicamentos, de acordo com a especialista: Alguns possuem redução na absorção quando tomados junto com alimentos.

Tomar remédio acompanhado de um suco de frutas como grapefruit (a toranja), maçã ou laranja prejudica a absorção dos medicamentos, segundo uma pesquisa apresentada na terça-feira no encontro nacional da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química, em tradução livre), na Filadélfia.

Dê a ele um doce depois do remédio para tirar o sabor ruim da boca. Prepare um copo de leite com achocolatado, suco ou qualquer bebida que ele goste, e dê para ele tomar logo após o medicamento. Você pode optar por administrar o medicamento lentamente em uma seringa, ao invés da colher.

A tese de que nunca se pode tomar medicamentos com leite, sumo ou chás é “um dos maiores mitos relacionados com a medicação”.

21/07/2022. Quando usado o conta gotas ou a seringa diretamente na boca do bebê, se o medicamento cair na garganta pode ocorrer reflexo vagal, engasgo e até mesmo parada respiratória.

1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas por dose. A dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg), em um período de 24 horas.

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre.

Segure o bebê em um ângulo de 45º, com as mãos dele para baixo e cabeça apoiada. Usando uma seringa de plástico, um conta-gotas, ou um bico de mamadeira, escorra o remédio para a parte de trás de língua dele perto dos cantos.

É importante que o bebê seja avaliado pelo pediatra para ver se será necessário dar novamente o seio materno. Nas situações em que o bebê vomita, de modo geral, não devemos insistir na mamada. Mantenha a amamentação em livre demanda.

A melhor tática para dar o remédio para criança é misturar em algum alimento, líquido ou na própria comida.

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DOR
A dipirona não deve ser utilizada no período neonatal, uma vez que inexistem estudos farmacológicos e clínicos a respeito desse medicamento em crianças com idade inferior a 6 anos. Paracetamol: é o único medicamento seguro desse grupo para uso no recém-nascido.

De modo geral, as nossas dicas para baixar a febre alta são:

  1. Use roupas leves e folgadas;
  2. Fique em locais bem arejados;
  3. Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  4. Tome banho com água morna;
  5. Beba bastante água e líquidos em geral.

Como falado anteriormente, se ela for colocada no centro da boca, o bebê pode engasgar ou vomitar o medicamento. Por isso, o recomendado é colocar a seringa no canto da boca do bebê e da criança. Além de posicioná-la no canto, ela deve estar voltada para baixo, assim, o líquido não vai para o céu da boca.

Se a criança está dormindo, ela deve estar confortável. Lembre-se que o descanso é muito importante para a melhora. Ao contrário de antibiótico, remédio para aliviar sintomas de febre não precisa ser administrado de horário, por isso, não precisa acordar a criança para medicar.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento. Não seguir o cronograma pode até intensificar a ação das bactérias”, explica.