Qual a melhor forma de consumir salsinha?

Perguntado por: iescobar2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Com o que combina: a erva pode ser utilizada em saladas, molhos para todos os tipos de carnes, massas, sopas, pescados e legumes. Ela dá ainda um toque de frescor aos sucos de fruta.

A melhor forma de consumir a salsa é no seu estado natural, sem ser cozinhada. Na realidade, quando a salsa é submetida a temperaturas elevadas, tende a perder sabor porque várias das suas substâncias aromáticas são voláteis, e por isso perdem-se com o aumento da temperatura.

Os principais benefícios da salsa acontecem quando fazemos seu uso em receitas. No entanto, se você quiser preparar o chá, a bebida deve ser feita com segurança e para uso pontual. Você pode tomar por três dias seguidos no máximo e em casos específicos, como infecções urinárias.

O suco ingerido após as refeições pode ter um efeito positivo para a digestão, evitar flatulências e cólicas intestinais, segundo este artigo.

A salsa não deve ser consumida por pessoas com problemas renais críticos, como síndrome nefrótica ou insuficiência renal aguda. Gestantes e lactantes também devem evitar o consumo do chá. A salsinha possui o óleo apiol, estimulante das contrações uterinas. Por isso, a salsa não é indicada durante a gravidez.

O suco de limão com salsa é um ótimo aliado da saúde, pois atua especialmente no processo de emagrecimento e na eliminação do inchaço. Os resultados podem ser observados em poucos dias, por isso, o ideal é que o suco seja ingerido todos os dias preferencialmente em jejum.

Tomar o chá em excesso pode baixar a pressão arterial em demasia, assim como causar hipoglicemia em diabéticos. O chá de salsa também deve ser evitado por quem toma medicamentos anticoagulantes ou por quem tem alergia a aspirina. Na dúvida, sempre consulte um médico.

Perfumada, aromatiza caldos, marinadas, molhos de tomate e carnes assadas, e combinam muito bem com lentilhas, feijão branco, grão-de-bico.

O chá de salsinha é conhecido por ser diurético. Significa que ele pode estimular a micção e a limpeza da bexiga e dos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de toxinas, gorduras, sais e água e reduzem a pressão sobre os rins. Assim, melhorando sintomas de infecções urinárias.

Estudos mostram que a salsa realmente apresenta propriedades diuréticas e pode contribuir para a saúde dos rins, mas isso não quer dizer que seja um chá emagrecedor. Essa ação diurética pode até gerar uma perda de peso vista na balança, o que não é o mesmo que perder gordura.

Ingredientes: 3 peras picadas 1 punhado de hortelã 1 maço de salsinha com talo 1 litro de água Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e coe antes de tomar. Tome 1 copo de 250 ml 4 vezes ao dia para obter resultado. Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e coe antes de tomar.

Para o preparo, você vai precisar de 1 litro de água e 30 gramas de salsinha fresca ou desidratada. É só ferver a água e desligar o fogo. Em seguida, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsinha. Deixe em infusão por aproximadamente 15 minutinhos e está pronto seu chá de salsinha.

Observações: O chá de salsa deve ser consumido fresco, caso contrário oxida e perde suas propriedades curativas. O recomendável é consumir esse chá durante o dia, pois, ser consumido durante a noite, por ser diurético, irá provocar a necessidade de urinar dificultando o sono.

Formato. A cor do coentro é um pouco mais clara que a da salsinha. Além disso, suas folhas são mais graúdas, enquanto as da salsinha são mais estreitas. Mas o grande diferencial está na raiz: enquanto a do coentro é vendida aparente, a salsinha vem com o caule cortado.

“O suco de salsão funciona como um potente tônico hepático, pois estimula o processo de limpeza capitaneado pelo fígado – órgão que faz o recolhimento e o preparo das toxinas que serão posteriormente eliminadas”, diz Mari Poletto, nutricionista funcional de São Paulo.

A salsinha tem propriedades anti-inflamatórias e age direto na inflamação das células, o que causa a celulite. Por isso, após um mês consumindo o chá, você já consegue perceber uma diminuição dos furinhos e do efeito casca de laranja.

Suco de salsa com couve e limão
Melhore sua digestão e diminua medidas na barriga com este suco emagrecedor. Além da salsa e do limão, a couve será um ingrediente muito importante. Se prepare para experimentar uma bebida rica em nutrientes e tome sem coar, para aproveitar o benefício das fibras.

A salsa picada ou as folhas são usadas como decoração de sopas, molhos, saladas, patês, sanduíches, etc.

A salsa é muito versátil e pode ser usada para temperar praticamente qualquer tipo de prato. Molhos, risotos, carnes, peixes, omeletes, saladas e sopas ganham um sabor especial com ela. Misturada à manteiga, a salsa forma uma ótima base para sanduíches e canapés.