Qual a melhor forma de comer o ovo para ganhar massa muscular?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Melhores frutas para ganhar massa muscular
Banana; Abacate; Mamão; Além disso, abacaxi.

Um pão com ovo tem em média 252 calorias e, por isso, exagerar aumenta a quantidade de calorias ingeridas e leva ao ganho de peso. Sendo assim, comer grandes quantidades do pão com ovo ou qualquer sanduíche engorda bastante.

O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

Segundo os defensores dessa recomendação, para a reconstrução muscular, o ideal é comer apenas a clara, parte do alimento rica em proteínas e baixa em gordura. A gema, por sua vez, teria apenas gordura e, portanto, não traria benefício nenhum.

Se pensarmos nas claras e nas gemas, a ciência nutricional ainda diverge para saber qual é melhor para comer no dia a dia. Contudo, historicamente, a clara é considerada mais saudável para o consumo, pois possui menos calorias.

Quando convocadas a fazer força, as microfibrilas produzem as proteínas miosina e actina e aumentam de tamanho para abrigá-las. Como essas proteínas precisam ficar boiando, a célula absorve maior quantidade de água, o que a faz crescer mais ainda.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

"De preferência, o suco pré-treino deve conter carboidratos de baixo e moderado índice glicêmico, como maçã, pera, melão e laranja. Eles irão fornecer glicose ao organismo - fonte de energia - de maneira mais lenta e durante todo o exercício", explica a nutricionista Letícia Amaral.

Panturrilhas. As panturrilhas em geral, são o grupo muscular mais difícil de se desenvolver. Por este motivo que figura no topo de nossa lista, como grupo mais complicado de melhorar. Diferente de músculos da parte superior do corpo, esconder panturrilhas mal desenvolvidas é ligeiramente fácil.

Vitamina de banana e amendoim
Por conter banana e amendoim, essa vitamina é rica em carboidratos e gorduras saudáveis que aumentam a energia durante os treinos, melhorando o desempenho físico. Já o leite contém proteínas que promovem o ganho de massa muscular.

Quando você pratica qualquer exercício de força e isometria, observa-se um aumento em massa magra, consequentemente, existe o aumento de peso na balança. Esta é a maior prova de que a massa gorda está dando lugar à massa muscular.

Sanduíche de peru, tomate e ovo
O sanduíche de peru, tomate e ovo é um lanche completo para o pós-treino, já que possui carboidratos, proteínas e vitaminas que promovem a recuperação do corpo e estimulam o crescimento da massa muscular.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

No geral, a dieta para engrossar as pernas envolve uma ingestão elevada de proteínas, carboidratos de boa qualidade, gorduras “boas”, vitaminas e minerais. Em termos de proteínas, temos diferentes possibilidades.

Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura.

É hora de desmitificar a ideia de que ovo é, categoricamente, um alimento para pós-treino.
...
Ingredientes

  1. 2 Ovos Jumbo Mantiqueira;
  2. 1 colher (sobremesa) de manteiga ou óleo vegetal (como o de coco);
  3. 50 ml de leite (pode ser vegetal, mas escolha algum com sabor mais neutro, como o de aveia);
  4. sal a gosto.