Qual a melhor forma de aprender a tabuada?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 20 votos

Para aprender a tabuada, o ideal é a realização das operações básicas com frequência, tanto para resolver problemas do cotidiano quanto durante os estudos. Existem diferentes tabuadas, sendo uma para cada operação, ou seja, temos a tabuada da adição, a da multiplicação, a da subtração e a da divisão.

Quais as dicas de como ensinar tabuada de forma criativa?

  1. Confeccione uma tabela de tabuada gigante. Crianças adoram pintar, recortar e colar. ...
  2. Use brinquedos e objetos para entender a multiplicação. ...
  3. Faça desafios com placas de carros. ...
  4. Utilize jogos. ...
  5. Ensine alguns truques.

Aos 7 anos, a noção de multiplicação começa a ser compreendida e, aos 8 anos, já estão aprendendo as tabelas de multiplicação.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  1. Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  2. Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  3. Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  4. Crie um plano de estudos. ...
  5. Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

Por que a tabuada do sete é a mais difícil de decorar? O motivo principal para a maior dificuldade no aprendizado (ou memorização) da tabuada do 7 é o fato de 7 ser um número primo com uma característica peculiar: o dígito final de seus múltiplos não se repete.

É uma maneira alternativa de rever a tabela de multiplicação para o número 8, mas com divisões em vez de multiplicações.

Mas por que é tão importante memorizar a tabuada? Saber a tabuada é necessário, basicamente, para resolver cálculos de multiplicação. Imagine um aluno dos anos iniciais do ensino fundamental tendo que resolver uma operação com vários números nos dois termos, e que não tem domínio da tabuada.

Confira 5 formas de ensinar corretamente a matemática básica para os filhos.

  1. Invista nos jogos. ...
  2. Brinque com o seu filho. ...
  3. Transforme situações cotidianas em aprendizado. ...
  4. Incentive o contato com os esportes. ...
  5. Use a tecnologia a seu favor.

A multiplicação é uma dentre as quatro operações básicas da Matemática. Conhecemos como multiplicação a soma sucessiva de um número por ele mesmo. Para fazer a representação da multiplicação entre dois números, utilizamos o símbolo “×” ou o símbolo “·”.

Cada competidor coloca seu marcador na casa de saída. O objetivo do jogo é avançar na tabela, linha por linha, até chegar à linha de chegada. Para isso, cada jogador, na sua vez, pega uma cartinha e diz para os colegas o resultado da tabuada sorteada.

A tabuada é como se fosse a alfabetização na matemática; é fundamental para a resolução de qualquer problema matemático. É importante dominá-la e decorar a tabuada pois favorece o avanço nos estudos com mais rapidez e facilidade.

Aos 5 anos, a criança consegue contar com os dedos das mãos. Nessa idade, começa a identificar que um número é maior do que o outro. Ela reconhece os números até 20. Também consegue copiar ou desenhar formas simétricas e começa a compreender os conceitos básicos de tempo (manhã, tarde, noite, dias da semana).

A cobrança da tabuada não é mais a regra nas escolas. Muitas delas nem usam esse termo para se referir aos cálculos básicos de multiplicação, e os alunos não são obrigados a ter na ponta da língua os resultados.

A Técnica Feynman é um método de aprendizado de 4 etapas criada pelo físico e Prêmio Nobel americano Richard Feynman, cuja ideia principal é pegar um conteúdo difícil de entender e tentar esclarecê-lo em sua mente, explicando-o como se estivesse conversando com uma criança.