Qual a melhor festa junina do Brasil?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

As 13 melhores festas juninas do Brasil e como chegar

  • Festa Bumba Meu Boi em São Luís do Maranhão. ...
  • São João em São Paulo. ...
  • São João da Capela, Sergipe. ...
  • São João da Ceilândia, Distrito Federal. ...
  • São João de Olinda, Pernambuco. ...
  • São João de Teresina, Piauí ...
  • São João de Parintins, Amazonas. ...
  • São João de Goiás.

Campina Grande

A festa junina é um verdadeiro ícone da cultura popular brasileira. Suas danças, comidas típicas, baião animado e brincadeiras encantam pessoas de todas as idades. Contudo, entre tantas celebrações e fogueiras acesas, uma se destaca: é a festa junina de Campina Grande, na Paraíba.

O crescimento da festividade aconteceu sobretudo no Nordeste, região que atualmente possui as maiores festas. A maior festa junina do país acontece na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba. Em 2017, a estimativa do evento era receber aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Ouça o texto abaixo em aúdio! A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI.

O maior São João do Mundo! Com média de 31 dias de festa, o São João de Campina Grande, cidade da Paraíba, é palco de uma das melhores e maiores festas juninas do mundo. O evento é chamariz de milhares de turistas e tem programação de diversos shows e atrações culturais.

Se você pensou em Campina Grande, acertou! Nesta simpática cidade localizada na Paraíba, a diversão acontece durante todo mês de junho. As atrações encantam o público de todas as idades e reúnem milhares de turistas. Confira as melhores atividades para aproveitar o São João neste destino imperdível!

Campina Grande

Falar de festas populares no Brasil é lembrar do Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande durante 30 dias. O público estimado é de mais de 2 milhões de turistas durante a sua realização, que enaltece as tradicionais festas nordestinas em ritmo, cultura popular, religiosidade e comidas típicas.

João Batista era só seis meses mais velho do que Jesus, mas pavimentou o caminho pelo qual percorreria a grande figura católica. Conhecida como o São João 'mais antigo do mundo', a festa na cidade de Assu, na região Oeste potiguar, comemora sucesso de público.

Campina Grande e Caruaru são consideradas as "maiores festas de São João" do mundo. Regado a comida típica, forró e muito folclore, o mês de junho é marcado pelas tradicionalíssimas festas de celebração dos principais santos juninos: Santo Antônio, São Pedro, São João e São Paulo.

E quem as viu ao vivo sabe que o momento de maior efervescência cultural das quadrilhas é nas cidades do interior da região nordeste. Por conta disso, as apresentações fazem referências à cultura nordestina, como a caracterização do homem do campo, do matuto e do caipira.

As festas juninas são comemorações que acontecem no mês de junho no Brasil. Nela se comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João.

Também é de Campina Grande o título de maior quadrilha de festa junina do Brasil, que pertence a cidade desde o ano de 2013. O recorde mais recente foi estabelecido em 2022, com 1.049 pares de dançarinos.

Saiba onde aproveitar uma das melhores festas nacionais

  • São Paulo – SP.
  • Rio de Janeiro – RJ.
  • Campina Grande – Paraíba.
  • Caruaru – Pernambuco.
  • Mossoró – Rio Grande do Norte.
  • Corumbá – Mato Grosso do Sul.
  • Aracaju – Sergipe.
  • Itumbiara – Goiás.

A ideia de festa junina chegou ao Brasil por intermédio dos portugueses durante o período de colonização, no século 16, afirma o CPS. Na época, a honraria aos três santos juninos era marcada por procissões, missas, danças e comemorações populares.

Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho. As comemorações passaram então a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a João Batista, descrito na bíblia como aquele que batizava as pessoas para a vinda de Jesus.

As festas juninas representam um dos elementos culturais do povo nordestino. Essa festa é composta por música caipira, apresentações de quadrilhas, comidas e bebidas típicas, além de muita alegria.

Por que as festas juninas são tão populares no Nordeste? As festas juninas ocorrem no período em que, em anos chuvosos, a terra está dando frutos no Nordeste – não é à toa que os festejos são recheados de comidas de milho!

Embora muito comuns em todo o Brasil, as festas juninas foram trazidas ao nosso país da Europa. O amplo calendário de comemorações populares no Brasil reserva ao sexto mês do ano – junho – uma das suas principais festividades: as festas juninas.

Memorial da América Latina será transformado em grande arraial na maior festa junina de SP. Nos dias 18 e 19 de junho o Memorial da América Latina será palco de uma das mais tradicionais comemorações brasileiras, uma verdadeira festa de São João nordestina.

De acordo com historiadores e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII. Principalmente em Paris, ocorriam danças coletivas, formadas geralmente por quatro casais, que tinham o nome de quadrille.