Qual a melhor fase da lua para Semear salsa?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

lua nova

E se a gente quiser que as folhosas, como a couve, cebolinha, salsa, almeirão, alface e a rúcula – essa, a queridinha aqui de casa – fiquem lindas, macias e viçosas? Aqui, o melhor é plantar na lua nova.

Seu cultivo é muito simples, bastando apenas semear em um pequeno vaso com 20 cm de altura e deixar junto a uma janela iluminada. A Salsa, é uma planta que precisa de um clima, no mínimo, temperado ameno, pois não resiste a geadas. Gosta de muita exposição solar e de água com moderação.

O que plantar na lua nova?

  • almeirão;
  • couve;
  • espinafre;
  • cebolinha;
  • banana;
  • plantas medicinais.

A escolha do local é muito importante
Se for plantar em hortas, faça canteiros de no mínimo 15 cm. Faça sulcos de 0,5 cm, que é onde você irá semear com uma distância de 1 a 3 cm entre sementes, e entre os sulcos, o espaçamento deve ser de 15 a 20 cm.

Plantas companheiras da salsa

  • espargos.
  • roseiras – plantar salsa à volta da base das roseiras faz com que suas flores tenham um cheiro mais adocicado.
  • tomates.
  • cebolas.
  • milho.
  • cebolinho.
  • pimentos.
  • ervilhas.

O que não fazer: Comprar frutas, verduras, legumes e flores com o objetivo de durar mais tempo. Na beleza, evite tinturas e depilação, podem não durar muito. Também não é um momento para passividade e falta de posicionamento.

Cada fase tem apresenta favorecimentos a diferentes processos que as plantas podem sofrer. A lua minguante favorece, por exemplo, os transplantes, a adubação de substratos e o crescimento de raízes. Já a nova favorece a adubação para enraizamento. A lua crescente favorece transplantes, brotos e cortes para brotação.

Lua de hoje em Capricórnio.

Germinação. A germinação demora de 4 a 6 meses para acontecer, mas se as sementes ficarem de molho em água morna por 24 horas, esse processo é acelerado. Lembre-se de manter a água sempre morna.

Cultive, de preferência, em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2. Lembre-se que a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.

Novas mudas de salsinhas são obtidas através da germinação de sementes. A semente da salsinha demora de 10 a 28 dias para germinar. Neste período é importante deixar sempre o solo úmido. Outra questão importante é você deixar as sementes de molho por 24 horas em água na temperatura ambiente.

A regra mais básica é assim: entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá abaixo do solo (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, entre a lua crescente e a cheia deve-se plantar tudo o que dá acima do solo (folhas, flores e frutos comestíveis).

Quando a lua está na sua fase minguante, a força exercida sobre a Terra é menor. Por isso, plantas que crescem para dentro da terra, como cenouras, batata, gengibre, dentre outras raízes, tendem a ter um melhor desenvolvimento, logo é um ótimo período para esse tipo de plantio.

LUA CRESCENTE
Plantio de tudo o que cresce acima da terra, ex: tomate, laranja, alface, milho, soja, rúcula, espinafre, coentro, orégano etc. Época boa para colher folhas medicinais. Plantar flores e espécies que possuem sementes pequenas, como beterraba, rabanete e cravo.

Para ter salsinha em casa ou apartamento, semeie a erva em um vaso preparado com uma mistura de terra e húmus de minhoca em partes iguais. Deixe a sementeira à meia sombra, em local que recebe pelo menos algumas horas de sol pela manhã. Regue diariamente ou quando notar que a terra está seca.

dois anos

A salsa é uma planta bienal, ou seja, seu ciclo de vida completo dura cerca de dois anos. Normalmente, o primeiro ano é marcado pela produção de folhas e o segundo pelo período de floração. Quando a salsa começa a florir, a produção de folhas começa a cair em quantidade e qualidade.

Quando começar a florescer deverá podá-la, pois se deixar a planta, esta secará e morrerá. Não cozinhe nada com esta flor, o seu sabor é amargo e estragará os seus pratos.

2 – Coentro, salsa e cebolinha
Refrescantes e saborosos, essas plantas se dão super bem porque gostam mais de umidade, além de aguentarem bem o sol!

Os talos da salsinha também têm seu lugar na despensa de Mari. “Guardo eles já cortadinhos para jogar em cima da comida. Dá uma crocância e um frescor ótimos”, afirma. A abóbora assada que serve no restaurante também chega à mesa com casca e dificilmente a louça volta cheia para a cozinha.