Qual a melhor farinha para substituir a farinha de trigo?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Farinha de grão de bico

É a melhor farinha para substituir a farinha de trigo sem exigir grandes preparos antes do uso. O pão, quando feito com o grão de bico, enriquece o organismo com proteínas, fibras e vitamina B6.

Como substituir a farinha de trigo na produção de pães?

  1. Farinha de arroz. A farinha de arroz é hoje a principal alternativa para quem quer substituir a farinha de trigo. ...
  2. Farinha de amêndoa. ...
  3. Biomassa de banana verde. ...
  4. Mandioquinha. ...
  5. Farinha de trigo sarraceno. ...
  6. Farinha de coco. ...
  7. Fubá

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

De acordo com os especialistas, as farinhas integrais são as que têm mais fibras e, por isso, são boas para o funcionamento do intestino. Além disso, elas têm também maior quantidade de vitaminas e minerais, além de oferecer à receita maior valor nutricional se comparada à refinada.

2. Farinha de milho. Também muito comum na dieta do brasileiro, tem mais fibra se comparada à de trigo, o que é bom para o controle da saciedade e melhor funcionamento do intestino. Também tem vitamina A, o que ajuda na saúde dos olhos, e tem a vantagem de não ter glúten e poder ser consumida por celíacos.

Farinha de arroz
Ela apresenta ótimos benefícios nutricionais: tem muitos minerais, vitaminas e baixo índice glicêmico. Assim como a de trigo, a farinha de arroz está disponível nas versões branca e integral, que são ótimas opções para fazer pão.

Qual farinha tem o menor índice glicêmico? A farinha de nozes, a farinha de amêndoas, a farinha de amêndoas e a farinha de linhaça são excelentes opções de farinhas para quem tem diabetes, pois tem índice glicêmico mais baixo quando comparada a outros tipos de farinha.

Farinha de bolo (Cake Flour): Esta farinha tem baixo índice protéico, entre 5% e 8%, o que garante mais fofura ao bolo e textura menos elástica. Além disso, costuma ser mais clara que os outros tipos de farinha e é perfeita para bolos e cupcakes.

Na maioria dos casos, pode substituir a farinha de trigo por amido, sim, mas é importante ficar atento à quantidade. Para 1 colher (sopa) de farinha de trigo, você deve trocar por 1/2 colher (sopa) de amido de milho.

Farinha de aveia
Contém uma fibra solúvel que forma um gel no aparelho digestivo, aumentando a sensação de saciedade atua no equilíbrio do colesterol presente no sangue. Além disso, possui um ótimo custo benefício, já que é uma das farinhas mais baratas e altamente nutritiva.

8 dicas de como substituir o pão

  1. Uma boa salada de frutas. O processo de como substituir o pão não será fácil, porém, você terá alternativas muito mais saborosas e nutritivas. ...
  2. Iogurte com aveia integral. ...
  3. Oleaginosas. ...
  4. Crepiocas. ...
  5. Panquecas com bananas. ...
  6. Tapioca. ...
  7. Cuscuz.

Além disso, o fubá possui vitamina K, importante para a coagulação do sangue e que fornece bastante energia", afirma Maia. O alimento possui o dobro de fibras do que a farinha de trigo.

Comum em estratégias alimentares que visam o emagrecimento, a farinha de feijão branco aumenta a saciedade e auxilia na redução de carboidratos na dieta devido à sua grande concentração de faseolamina, substância que reduz a absorção dos carboidratos no intestino.

Farinha de arroz
É uma opção de farinha saudável menos calórica também que a tradicional, tendo 366 kcal numa porção de 100g. Na cozinha, a versatilidade é sua principal característica. Por ter um sabor bem neutro, ela pode ser usada em pratos, tortas, pães e bolos.

Café da manhã

  1. Cereais integrais.
  2. Granola com frutas.
  3. Aveia em flocos ou farelo de aveia.
  4. Aveioca.
  5. Iogurtes.
  6. Kefir (ação probiótica)
  7. Kombucha (ação probiótica)
  8. Frutas ricas em fibras.

Segue a lista de 3 dessas farinhas: Farinha de coco: melhora a função intestinal e contém grande quantidade de fibras. Farinha de Linhaça: possui antioxidantes e previne colesterol alto. Farinha de Quinoa: fonte de proteínas e aminoácidos essenciais.