Qual a melhor erva para curar tosse?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Chás para tosse: benefícios e receitas

  • Chá de hortelã Benefícios: A hortelã tem propriedades calmantes e descongestionantes, o que pode ajudar a aliviar a irritação e a tosse. ...
  • Chá de gengibre.
  • Chá de alcaçuz.
  • Chá de orégano.
  • Chá de endro.
  • Chá de alecrim.
  • Chá de romã
  • Chá de capim-limão.

Chá de limão com mel e alho
Então, misturado com limão e mel, é possível garantir um ótimo remédio caseiro. Além disso, é importante ressaltar que o mel também auxilia no fortalecimento da imunidade. Por isso, o chá é bastante comum entre pacientes com gripe, garantindo o alívio dos sintomas, principalmente a tosse.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher (sopa) de folhas de orégano secas; Adicione água fervente e abafe com uma tampa; Beba morno ou frio; Se preferir, pode adoçá-lo com açúcar ou mel.

Como tratar a tosse seca persistente? O tratamento da tosse seca persistente dependerá muito da causa do problema. Ele pode ser tratável apenas com um xarope, mas também pode exigir outros medicamentos, como anti-inflamatórios, antialérgicos e, até mesmo, bombinhas para abrir os brônquios e facilitar a respiração.

Quando se trata da tosse alérgica, uma boa pedida é o chá de gengibre com mel. Já no caso da tosse pesada e congestionada, a produtiva, o chá de eucalipto é uma excelente opção.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

Outra boa opção é o xarope de mel (1 xícara) e cenoura (2 unidades médias descascadas). Para prepará-lo, bata a cenoura com um pouco de água no liquidificador. Em seguida, junto ao mel e leve ao fogo baixo até engrossar. Tome 1 colher, de 3 a 4 vezes por dia.

Beber água ajuda a manter o corpo hidratado e o muco mais fluido, facilitando sua absorção e melhorando sua capacidade de manter a garganta limpa. Além disso, a própria água ingerida pode auxiliar na remoção de partículas alojadas no esôfago, diminuindo os gatilhos para a coceira e a tosse.

A tosse contínua ou persistente pode ser causada por muitos fatores. Ela pode ocorrer de acordo com o período do ano, por infecções respiratórias, por conta da capacidade do sistema imune de combater ameaças e até mesmo por condições de saúde que não estão localizadas no sistema respiratório.

Para preparar o chá de hortelã, deve-se ferver 150 ml de água, e quando começar a ferver, apagar o fogo. Depois, basta acrescentar 1 colher de sopa de folhas de hortelã, tampar, deixando descansar por 5 a 10 minutos, coar e beber.

Como administrar? Uma colher de mel três vezes por dia já é o suficiente para ajudar a aliviar a tosse e combater a inflamação.

Existe um truque caseiro muito conhecido na internet é supostamente para aliviar ou diminuir tosses e coriza. Como o título diz, o truque consiste em colocar uma cebola cortada perto da cama, em uma mesa de cabeceira, por exemplo, e deixar durante toda a noite.

Inclusive, o chá de orégano é bom pra tosse, asma, bronquite e outros problemas respiratórios. Por ter ação descongestionante, a erva é um expectorante natural e alivia a tosse, sobretudo porque mantém o pulmão purificado.