Qual a melhor erva para baixar o colesterol?

Perguntado por: rlima . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

chá de hibisco

Chá-preto, chá-verde, chá de alcachofra e chá de hibisco são as melhores opções para baixar o colesterol alto. Isso porque, eles contêm em sua composição, propriedades essenciais para a saúde e bem-estar.

– chá para baixar colesterol alto: chá mate, chá de cúrcuma e chá verde são excelentes escolhas para diminuir os níveis de colesterol ruim; – suco para baixar colesterol: frutas naturais, como laranja, uva e romã, são ricas em antioxidantes e fibras, sendo perfeitos para baixar os níveis de colesterol alto.

Chá de cúrcuma
O chá de cúrcuma é um excelente remédio caseiro para baixar os triglicerídeos, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar as gorduras e toxinas do sangue e, consequentemente, os triglicerídeos e colesterol.

chá de tomilho

um chá de tomilho o chá de tomilho É uma opção importante para promover a limpeza natural das artérias especialistas em fitoterapia afirmam que essa erva aromática pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim LDL e possui propriedades anti-inflamatórias vários estudos científicos tem confirmado as propriedades.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

Melancia, goiaba, uva, romã, frutas vermelhas, abacate com couve e até laranja com berinjela... Nutricionista ensina receitas que ajudam na saúde do coração e explica o papel dos nutrientes. O colesterol elevado é uma das principais causas de doenças cardiovasculares em nosso país.

A berinjela é um legume rico em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo prevenindo doenças do coração e diminuindo o colesterol. Além disso, ela tem poucas calorias e pode ser usada em diversas receitas como pizzas, lasanhas, saladas e refogados, auxiliando em dietas de emagrecimento.

Confira abaixo:

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Os cereais, como aveia, quinoa, chia e sementes de linhaça, também podem ser incluídos. Dr. Magnoni ainda lembra que as margarinas e cremes vegetais, que antes eram tidas como vilãs por conterem gordura trans, hoje podem ser aliadas.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

A nutricionista Angela Faustin, comentou que de acordo com um estudo realizado pelo Dr. James Brown, da Universidade de Birmingham, Reino Unido, beber 30 ml de vinagre de maçã diariamente com 200 ml de água reduziria o colesterol ruim em 13% e, portanto, complicações coração.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Outra forma interessante de baixar o colesterol no sangue é tomar chá de cúrcuma. Basta adicionar 3 colheres de café de cúrcuma em pó em meio litro de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Você pode tomar até 3 xícaras do chá por dia, intercalado entre as refeições.

Romã: a fruta contém substâncias antioxidantes que protegem a parede das artérias.

Suco de laranja com salsinha
O suco de laranja com salsinha é rico em potássio, um mineral que favorece a excreção de sódio através da urina, além de possuir propriedades diuréticas, ajudando a baixar a pressão alta e combater a retenção de líquidos, ajudando a melhorar a circulação sanguínea.

Chá de castanha-da-índia
Esse chá pode ser usado para auxiliar no tratamento de varizes, veias varicosas ou insuficiência venosa, ajudando a aliviar a sensação de peso nas pernas, por exemplo. 2 sachês de castanha-da-índia; 500 mL de água.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.

Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.