Qual a melhor época para podar jabuticabeira?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

inverno

Poda. Recomenda-se que a poda seja feita no inverno, somente uma vez ao ano, antes do período de florescimento da planta. O corte não deve ultrapassar 30% da copa da jabuticabeira.

Primavera

Primavera, estação das flores, é também época de uma fruta bem brasileira: a jabuticaba. Comum em áreas de Mata Atlântica e com safra que vai até novembro, a produção da fruta se destaca nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Na natureza, a Jabuticabeira pode chegar a 15 metros de altura e viver quase cem anos. Conforme a árvore vai crescendo, seu tronco vai se descascando e deixando à mostra uma linda textura lisa marmorizada.

Regas. Sobre as regas, a paisagista afirma que toda jabuticabeira ama água e “o ideal é regar todos os dias. Em solo, um gotejador diário é ideal para garantir boa frutificação”.

Sua floração ocorre geralmente duas vezes ao ano: a primeira com início em junho e indo até agosto, e a segunda entre os meses de novembro e dezembro. Os frutos demoram cerca de dois meses para amadurecer e passam por vários estágios de coloração: verde, vermelho, roxo e negro.

Forth Jabuticabeiras é o melhor Adubo Para Jabuticaba Florir e Produzir Frutos Rápido.

Jabuticabeira é frutífera de sol forte, odeia vento e frio. Cheque se a sua realmente recebe sol oito horas por dia ou se, por um acaso, algo faz sombra nela em algum período. Além disso, no inverno é comum as plantas tropicais ficarem com as pontinhas queimadaa, o frio e tempo seco fazem estragos.

Uma técnica para engrossar o tronco é permitir o desenvolvimento de "galhos de sacrifício" no tronco. Estes galhos não são podados de forma alguma por dois a três anos, engrossando o tronco à medida que crescem rapidamente. Após os dois a três anos, os galhos são removidos.

De porte grande, com folhas pequenas e em tom verde escuro, as espécies enxertadas produzem, normalmente, três vezes ao ano. A jabuticabeira híbrida produz frutos doces e suculentos, várias vezes ao ano.

15 metros

Características Morfológicas: Árvore frutífera, altura entre dez a 15 metros, com tronco liso de 30 a 40 centímetros de diâmetro. As flores e frutos nascem no caule. A florada, branca, vai de junho a agosto. Origem: Brasil.

A jabuticaba Sabará uma espécie de jabuticabeira com boa propagação de cultivo em território Brasileiro. Esta espécie derruba parte de suas folhas no inverno (semi-decídua). O seu tamanho pode alcançar até 9 metros de altura. É uma árvore de formato piramidal e frondosa.

Quando o tronco de uma árvore é cortado, é fácil notar que existem círculos escuros. Cada círculo desse é chamado de anel de crescimento. Cada anel corresponde a um ano de vida. Os anéis são contados de dentro para fora, a partir da medula.

A jabuticabeira Sabará, por exemplo fica muito mais alta que a Híbrida, tem folhas miúdas e não precisa de muita poda. Já a Híbrida tem folhas mais largas, é conhecida como “descabeleda”, ou seja, precisa ser podada frequentemente e dá frutos praticamente o ano inteiro.

Conforme o tipo e a idade, os preços variam de R$ 250 (híbrida) a R$ 1,9 mil (sabará).

Por vários dias a planta recebe muita água, mas depois passa por uma época prolongada de seca seguida, então, por períodos chuvosos ou, novamente, por irrigações. Deficiência nutricional e ataques por insetos também são fatores que podem facilitar o rompimento das cascas.

Frutas nascem e se desenvolvem, mas quando estão amadurecendo secam e caem do pé Embora as jabuticabas nasçam sadias e apresentem bom desenvolvimento, quando estão amadurecendo as cascas se rasgam, o fruto seca no próprio pé e, em seguida, cai.